Chico Buarque processa o governador Eduardo Leite por uso indevido de imagem
Shutterstock | Reprodução / Instagram

O cantor e compositor Chico Buarque entrou com uma ação contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por conta de um vídeo divulgado nas redes sociais.

De acordo com o G1, o advogado João Tancredo, que representa o artista, alega no documento à Justiça que o político utilizou na gravação, sem autorização, o nome e imagem de Buarque e pede a retirada imediata do material da internet e o valor de 40 salários mínimos como indenização. Ele explicou:

Como o vídeo está circulando, a gente tinha que tomar uma providência imediata. Isso espalha como rastilho de pólvora.

As pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência.

O Chico Buarque é avesso a processo, e ele tem toda razão. O processo é uma coisa ruim, mas tem hora que não tem outra saída. Como a gente defende com unhas e dentes o estado democrático de direito, o caminho é o Judiciário.

No vídeo publicado na conta do Instagram de Eduardo Leite no dia 4 de Setembro, o governador critica a polarização entre direita e esquerda e usa como exemplo Chico Buarque e Sérgio Reis enquanto fala de divergências ideológicas, dizendo:

[…] Nós não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Basta aceitar, respeitar, conversar com as nossas diferenças. Basta ver no Chico Buarque e no Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros […].

Ação de Chico Buarque contra Eduardo Leite

A defesa do governador se manifestou sobre a ação movida por Chico Buarque apontando em nota que, apesar do escritório jurídico do cantor ter todo direito de entrar na Justiça, ele não interpretou corretamente o uso das imagens do artista no vídeo. O comunicado diz:

Não houve nada do que foi alegado e nem desrespeito à imagem de quem quer que seja. E isso vai ficar claro na nossa contestação pois, ao assistir o vídeo completo, resta evidente que a citação ao nome de Chico Buarque está posta como artista e figura pública, não trazendo nenhuma utilização indevida ou distorcida de sua imagem, apenas ressaltando que na sua música, assim como na de Sérgio Reis, devem ser vistos dois estilos musicais, e não duas escolhas políticas, valorizando a necessidade de convivência harmoniosa.

Os representantes de Eduardo Leite ainda afirmam que “a ação é distorcida, alegando que o vídeo indicaria a adesão de Chico Buarque à campanha de Eduardo Leite, o que, evidentemente, não é o caso, inclusive por diferenças ideológicas”.

Confira na publicação abaixo o vídeo publicado pelo governador do Rio Grande do Sul.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!