Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução/YouTube)
 

Está vindo aí! O aguardado Matrix: Resurrections ganhou seu primeiro trailer e mostrou um pouco sobre a volta de Neo, Trinity e todo esse universo fantástico criado pelas irmãs Wachowski lá em 1999.

O material trouxe várias referências à trilogia original e mostrou alguns trechos de como a história vai se desenrolar.

Não conseguiu pegar todos os segredos do trailer? Não tem problema. Reunimos algumas informações importantes para você não deixar passar nada e entrar de uma vez no hype de Matrix 4.

Continua após a foto

Ressurreição?

Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução)

Parece que Thomas Anderson, o Neo, não tem memórias sobre o que aconteceu no seu passado. Isso também vale para Trinity, que não se lembra dele quando o encontra.

Na verdade, não se sabe bem o que está acontecendo, uma vez que os dois personagens morreram em Matrix Revolutions (2003). Ponto positivo para o trailer, que conseguiu puxar o público para o universo já conhecido e não entregar nenhum spoiler do que vem por aí.

Mas Thomas Anderson parece assombrado com visões da sua vida passada, com “sonhos que não eram apenas sonhos”. Seu terapeuta será interpretado por Neil Patrick Harris e, por ser um nome tão relevante escalado para o papel, deve vir algo interessante daí.

É importante perceber que as medicações que Thomas Anderson toma são pílulas azuis, ou seja, isso significa que o personagem de Harris pode ser um agente que quer manter o herói na ignorância em relação à Matrix por meio do remédio.

Por outro lado, quando o jovem Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II) aparece, ele oferece a Anderson uma pílula vermelha — justamente a que revela a realidade por trás daquele universo — e é aí que o trailer vira uma loucura.

Continua após a foto

Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução/YouTube)

Referências aos filmes anteriores

Os fãs devem estar até agora morrendo de felicidade com esse lançamento. São muitas referências à trilogia original, desde gatos pretos e coelhos brancos a lutas em dojos, balas paradas com o poder da mente e câmeras acrobáticas nas lutas contra os agentes.

É nítida a evolução de poder que Neo vai apresentar ao longo desse filme, assim como no primeiro da série. No começo, ele diz achar estar louco; no final, desvia um míssil na direção de um helicóptero com telecinese. É Matrix na sua essência!

Continua após a foto

“White Rabbit” e Alice no País das Maravilhas

Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução/YouTube)

A trilha sonora do trailer é a música “White Rabbit”, escrita por Grace Slick e imortalizada pela banda Jefferson Airplane nos anos 1960. Toda a letra fala sobre a aventura de Alice no País das Maravilhas, com direito a referências ao coelho branco e às pílulas, presentes tanto na história de Alice quanto nos primeiros filmes de Matrix.

Uma pílula deixa você maior/E uma pílula deixa você pequeno/E as que sua mãe te dá/Não fazem efeito algum/Vá perguntar à Alice/Quando ela tiver três metros de altura.

O próprio livro aparece no trailer, com uma personagem que tem uma grande chance de estar ligada à Oráculo.

O interessante é notar as diferenças e semelhanças entre Neo e Alice. Enquanto Alice segue o white rabbit para fugir da realidade e entrar em um mundo de fantasia, Neo precisa fazer o caminho oposto, escapando da ilusão para conhecer o mundo real.

Em Matrix Resurrections, o coelho branco será Jessica Henwick, aparentemente responsável por despertar em Neo os poderes adormecidos.

Continua após a foto

Elenco renovado

Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução/YouTube)

Além de contar com o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Ann Moss nos papéis de Neo e Trinity, também estão de volta Jada Pinkett Smith como Niobe, Lambert Wilson como Merovingian e Daniel Bernhardt como o agente Johnson.

As novas adições são os já citados Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman, Watchmen), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother, Desventuras em Série) e Jessica Henwick (Punho de Ferro, Game of Thrones), além de Jonathan Groff (Mindhunter).

Continua após a foto

Sem Lily Wachowski

Matrix Resurrections
Matrix Resurrections (Foto: Reprodução)

Por trás das câmeras, também há novidades em Resurrections. Lily Wachowski é cocriadora de Matrix, mas apenas sua irmã, Lana, estará à frente de Matrix 4. Lily explicou que não gostaria de retroceder a um período tão distante da sua vida e que a ideia de retomar a franquia passava uma sensação desagradável (via The Wrap).

Lembramos que as irmãs Wachowski ainda não tinham passado pela transição quando lançaram primeiros filmes. Sobre o exaustivo período em que engatou filmagens seguidas de A ViagemA Ascensão de Júpiter e as duas primeiras temporadas de Sense8, a cineasta afirmou:

Meu mundo estava desmoronando, de certa forma, até quando eu estava ‘saindo da minha casca’. Eu precisava de um tempo longe da indústria e tomei essa decisão [de negar projetos].

Matrix Resurrections estreia no dia 22 de dezembro de 2021, nos Estados Unidos, de forma simultânea nos cinemas e no HBO Max. No Brasil, a previsão de estreia é para o dia 16 de dezembro.

Assista ao trailer completo em formatos legendado e dublado logo abaixo.