Músico, Guitarra, Rock
Foto via Wikimedia Commons

Uma pesquisa desenvolvida pela Fender revelou que artistas de igreja estão entre os grandes responsáveis por movimentar o mercado de instrumentos.

Os dados mostram que bandas de igrejas e artistas gospel respondem por cerca de um terço de todas as vendas de novos instrumentos e equipamentos de áudio.

Em uma matéria da Ultimate Guitar (via Guitar World), Matt Watts, VP de marketing da Fender, explicou que a empresa reconhece a importância da música religiosa para a expansão da indústria musical como um todo. Ele disse:

Na Fender, [nós] reconhecemos a importância da P&W [‘Praise & Worship’, música de Louvor e Adoração] há algum tempo. Dada a nossa missão de apoiar artistas em todos os níveis e em todos os estágios, estamos determinados a servir como um grande apoiador da comunidade de adoração.

Aprendemos que quase um terço de todos os instrumentos vendidos são usados ​​no ambiente de adoração e não há dúvida de que os líderes de adoração e diretores musicais são uma fonte de inspiração musical para tantos músicos.

O portal cita um cálculo da empresa que indica que aproximadamente US$600 milhões — ou cerca de 30% dos estimados US$1,5 a 2 bilhões gastos em equipamentos de produção musical a cada ano nos Estados Unidos — vêm de artistas ou organizações envolvidas com a música gospel.

Música gospel e a venda de instrumentos

A pesquisa da Fender ainda destaca que cerca de um milhão de músicos se apresentam semanalmente em suas igrejas. Sendo assim, esse número deve contribuir para o considerável volume de vendas.

A revista Christianity Today, especializada em temas religiosos, perguntou a Adam Perez, um pós-doutorado em estudos litúrgicos na Duke Divinity School, sua opinião sobre os resultados encontrados pela pesquisa. Ele disse:

Os líderes de adoração estão sempre comentando sobre o desejo de comprar um novo violão. Existem conversas sobre a necessidade de ‘melhorar meu violão’ e discussões sobre os tipos de violão. Para muitos líderes de adoração, o violão é aquele companheiro que marca sua jornada e marca seu desenvolvimento como um autêntico líder de adoração.

A empresa Sweetwater, uma das maiores varejistas online de instrumentos musicais e equipamentos de áudio dos EUA, relatou à pesquisa que um em cada seis de seus representantes é designado para vendas voltadas para a cena gospel.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!