Shang-Chi
Foto: Marvel Studios

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está em cartaz nos cinemas brasileiros, mas não é todo mundo que está familiarizado com este personagem. Mais do que isso, os Dez Anéis que estão no título da produção também são importantíssimos para a continuidade do Universo Cinemático da Marvel (MCU, sigla em inglês) e não são lá tão conhecidos pelo grande público.

Comecemos, então, pela apresentação do próprio Shang-Chi: ele é o primeiro herói asiático do estúdio e traz consigo muitos elementos do kung-fu e da cultura oriental para este universo. Para os fãs de filmes de ação, Shang-Chi se inspira muito em filmes das décadas de 80 e 90 protagonizados por Jackie Chan, além de clássicos como A Hora do Rush.

Shang-Chi
Foto: Marvel Studios

Já os Dez Anéis mencionados no título são a ligação entre o protagonista e o vilão Mandarim, Wenwu, pai de Shang-Chi. Além disso, são eles que vão conectar a história desse filme com o MCU.

Nos quadrinhos, eles não têm ligação com Shang-Chi, mas sim com o Homem de Ferro. Isso porque o Mandarim é um dos principais vilões nas histórias de Tony Stark e a mudança de núcleo foi uma adaptação do estúdio para levar a história para os cinemas.

A própria aparência deles é diferente: em vez de serem de fato anéis, no filme eles aparecem como braceletes. Nas HQs, os Anéis foram trazidos para a Terra por meio de uma espécie alienígena de dragões chamada Makluan.

Wenwu encontrou os Dez Anéis nos destroços de uma espaçonave e mal sabia que cada anel tinha aprisionado um guerreiro cósmico diferente, responsável por dar poderes únicos a quem usá-los.

Os Dez Anéis de Shang-Chi

Shang-Chi
Foto: Marvel Studios

Os poderes dos anéis são:

Explosão de Gelo – Atordoar um adversário pelo frio, diminuindo a temperatura até bem próximo do zero.

Mento-Intensificador – Aumentar os poderes mentais, permitindo o controle da mente e criação de ilusões nos adversários.

Explosão Elétrica – Como o nome já explica, criar correntes de energia.

Explosão de Chamas – Emitir um raio de calor que geralmente resulta em chamas.

Luz Branca – Alterar a gravidade e emitir energia eletromagnética.

Luz Negra – Absorver toda a luz, criando áreas de completa escuridão.

Feixe de Desintegração – Destruir ligações entre átomos e moléculas. Há um tempo de recarga de 20 minutos antes de ser possível utilizá-lo novamente.

Feixe de Vortex – Manipular o ar de várias formas.

Feixe de Impacto – Oferece uma grande variedade de funções, como derrubar inimigos, desviar projéteis, criar vibrações sônicas, etc.

Reorganização da Matéria – Manipular matéria, alterando o estado físico das coisas, transformando algo de sólido para líquido ou líquido para gasoso e assim por diante.

Shang-Chi
Foto: Marvel Studios

Os Dez Anéis inclusive já apareceram no MCU. No primeiro filme do Homem de Ferro, Dez Anéis era o nome da célula terrorista que sequestrou Tony Stark. No terceiro filme solo do herói, eles ganham destaque com a ascensão do falso Mandarim.

Agora, eles vão ser um artefato muito importante para o universo compartilhado, e não apenas uma referência.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Veja o trailer abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!