Billie Joe (Green Day, The Longshot)
Foto: Reprodução / Instagram

Entra ano e sai ano, e no dia 01 de Setembro o Green Day é lembrado.

Isso porque em 2004 a banda lançou o aclamado disco American Idiot, e nele está a balada “Wake Me Up When September Ends”, cujo título significa, em tradução literal, “Acorde-me Quando Setembro Acabar”.

Pois é só dar o primeiro minuto do dia 01 de Setembro pra Internet toda compartilhar memes, brincadeiras e piadas com o vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong, e mesmo 17 anos após o lançamento do álbum, hoje de manhã o nome da banda estava nos trending topics do Twitter.

Até mesmo empresas entraram na onda, como o NuBank, cujo tweet pode ser visto logo abaixo.

Green Day e “Wake Me Up When September Ends”

Acontece que há uma história bastante pessoal por trás da canção e se de um lado tem gente que defende a zoeira, de outro há muitas pessoas que pedem para que as piadas não sejam compartilhadas.

Isso porque a sua letra fala sobre uma triste passagem para Billie Joe, mais especificamente a respeito de quando ele perdeu o pai aos 10 anos de idade, e isso é dito em trechos da letra que falam:

Assim como meu pai se foi
Sete anos anos se passaram tão rápido
Me acorde quando Setembro acabar

Assim como meu pai se foi
Vinte anos anos se passaram tão rápido
Me acorde quando Setembro acabar

American Idiot

Vale lembrar que o sétimo disco do Green Day é temático, todo conectado e uma verdadeira ópera rock.

Há um personagem central em toda história chamado “St. Jimmy”, e ele foi criado por Billie Joe, mas em “Wake Me Up…” o autor pede licença para misturar as suas questões pessoais com as do personagem, abrindo o peito e falando sobre algo que foi bastante doloroso para ele.

Por isso, apesar de tanta gente brincar com o assunto e esperar até o último minuto do dia 30 de Setembro para compartilhar novos memes dizendo que Armstrong acordou, há de se levar em consideração que é uma questão bastante pessoal.

Em uma declaração recente, o próprio músico falou como sente que Setembro é uma espécie de “Ano Novo”, ou um período de “morte e renascimento”, e explicou os motivos.

Além disso, fica claro que não apenas o disco é muito forte como também a canção, que extrapolou os limites das paradas musicais e tornou-se parte da Cultura Pop global, mesmo quase 20 anos depois.

Você pode ouvir a canção na playlist TMDQA! Hits do Spotify.

LEIA TAMBÉM: em 2011, no primeiro dia de Setembro, Billie Joe Armstrong foi expulso de um avião por causa da sua roupa

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!