Lee “Scratch” Perry
Foto: Daniel Oduntan
 

Deixando um legado importantíssimo para a música, o lendário músico e produtor jamaicano Lee “Scratch” Perry, um dos principais pioneiros do Reggae e do Dub, faleceu aos 85 anos de idade no último domingo (29).

A triste notícia foi confirmada pelo primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, através de sua conta do Twitter:

Minhas profundas condolências à família, amigos e fãs do lendário produtor musical e cantor Rainford Hugh Perry OD, carinhosamente conhecido como Lee ‘Scratch’ Perry.

Perry foi um dos pioneiros no desenvolvimento da música Dub nos anos 1970, com sua adoção precoce de efeitos de estúdio para criar novos instrumentais de faixas de Reggae existentes.

De acordo com o portal NPR, a mídia jamaicana noticiou que Perry morreu em um hospital em Lucea, no noroeste do país, e a causa da morte não foi informada.

Carreira de Lee “Scratch” Perry

O icônico músico largou o colégio aos 15 anos de idade para se dedicar à música e, depois de se mudar para Kingston, capital da Jamaica, trabalhou na produtora de Clement Coxsone Dodd e em seguida na gravadora Amalgamated de Joe Gibbs.

Em 1968 Lee criou seu próprio selo, Upsetter Records, e lançou seu primeiro single de destaque, “People Funny Boy”, que vendeu 60 mil cópias na Jamaica (via CoS).

Já em 1973, Perry construiu um estúdio chamado Black Ark no quintal da casa de sua família, onde trabalhou com nomes como Bob Marley & The Wailers, The Heptones, Junior Murvin e muitos outros, além de produzir canções de sua própria banda The Upsetters.

Mais tarde, o artista experimentou suas inovações sonoras em trabalhos de The Clash, Paul McCartney e Beastie Boys.

Perry nunca deixou a música de lado e continuou produzindo até sua morte. Em 2019, ele lançou um álbum de inéditas chamado Heavy Rain e, em 2020 e neste ano, ainda disponibilizou mais alguns trabalhos em colaboração com outros artistas.

Entre as inúmeras pessoas que lamentaram sua morte está o rapper brasileiro Marcelo D2. Ele publicou em sua conta do Twitter uma foto de um boneco de Perry e escreveu:

O maior de todos… LEE SCRATCH PERRY descanse em paz.

Sem dúvida alguma, as obras de Lee continuarão influenciando artistas de todos os gêneros musicais.

Descanse em paz, Lee “Scratch” Perry.

 
Compartilhar