Festival na Inglaterra pode estar ligado a quase 5 mil casos de COVID-19
Reprodução / Facebook

O Festival Boardmasters trouxe atrações como Gorillaz Jorja Smith à cidade de Newquay, no condado da Cornualha, na Inglaterra, e pode estar ligado a um grande número de casos de COVID-19.

De acordo com o The Guardian (via NME), as autoridades de saúde informaram que 4.700 pessoas que testaram positivo para a doença confirmaram que compareceram ao festival, que reuniu cerca de 50 mil pessoas entre os dias 11 e 15 de Agosto, ou que tiveram ligação com ele.

A notícia ainda revela que aproximadamente três quartos das pessoas com teste positivo têm entre 16 e 21 anos e cerca de 800 vivem no condado.

Festival Boardmasters e casos de COVID-19

Para entrar no evento, foi exigida a apresentação do documento do sistema público de saúde inglês que mostrasse seu status de contaminação do Coronavírus. O uso de máscaras não foi obrigatório, mas foi incentivado.

As pessoas que optaram por acampar no festival, que também teve shows de Potros, Kano, Sam Fender, Blossoms, Lianne La Havas e mais, foram convidadas a fazer um segundo teste rápido e registrar o resultado em seus documentos.

Ainda de acordo com o portal, as infecções por coronavírus estão aumentando na região da Cornualha e, nos dias após o Boardmasters, o número de casos chegou a 717 a cada 100 mil pessoas.

O conselho do condado cogitou cancelar o festival mas, como a organização do evento estava trabalhando alinhada com sua equipe, eles decidiram prosseguir.

Agora, a equipe de saúde pública do conselho da Cornualha está solicitando que todos os residentes e visitantes do local façam testes da COVID-19. Rachel Wigglesworth, diretora de saúde pública da Cornualha, declarou:

Nosso conselho para residentes, visitantes e qualquer pessoa que compareceu ao Boardmasters também permanece o mesmo – se você tiver sintomas de COVID, se isole imediatamente e marque um teste de PCR. Se você não tiver sintomas, continue a testar duas vezes por semana com testes de fluxo lateral rápidos, que estão disponíveis gratuitamente nas farmácias ou podem ser entregues em sua casa.

Já um porta-voz do Boardmasters disse que suas normas ligadas ao coronavírus “foram além do que nos foi pedido” e disse:

O sistema detectou mais de 450 pessoas que, de outra forma, estariam em risco de transmitir o vírus e, como resultado, não compareceram ou saíram do festival mais cedo. Nenhum evento é capaz de eliminar o risco totalmente.

É… complicado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!