Joe Silhueta
Crédito: Thaís Mallon

A banda brasiliense Joe Silhueta liberou nas plataformas digitais o single “Tropicalipse”.

A canção, carregada de elementos da música brasileira e do Samba, vai integrar o segundo álbum de estúdio do grupo, Sobre Saltos y Outras Quedas, com previsão de lançamento para Outubro deste ano.

A letra é um poema cantado pelo vocalista e violeiro Guilherme Cobelo. Além dele, formam a banda Gaivota Naves (voz), Sombrio da Silva (clarinetes, sanfona e synth), Marcelo Moura (baixo e voz), Carlos Beleza (guitarra e voz), Márlon Tugdual (bateria) e Tarso Jones (teclado).

Segundo a Joe Silhueta, o novo trabalho tem por objetivo “conduzir o ouvinte em uma espécie de rio sonoro”:

A canção se desdobra em um imaginário ao mesmo tempo idílico e tenebroso, opondo à esperança do navegante que aqui aportou nos tempos da conquista, o desespero de quem sabe aonde foi parar a sanha colonizadora do europeu em terras brasileiras.

Ao longo do poema também se faz notar a metamorfose do navegante em bandeirante, e desse em cidadão ou homem-de-bem. Partindo do litoral, adentrando as matas e os sertões até o planalto central.

Dessa forma, “Tropicalipse” apresenta um panorama distópico que até hoje assombra
quem não aceita a estrutura racista e os impulsos genocidas que representam a história do Brasil.

Realmente atual, né? Ouça logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!