Notícias

Nadya Tolokonnikova, líder do Pussy Riot, quer assumir presidência da Rússia após Putin

Nadya Tolokonnikova, do Pussy Riot, está planejando suceder Vladimir Putin como presidente da Rússia em 2036.

Nadya e outros membros do coletivo ativista, que se posicionam contra Putin há mais de 10 anos, estão liderando este “projeto” como mais uma tentativa de tirar o político do poder do país. Atualmente, tanto Tolokonnikova quanto outros membros do grupo estão foragidos ou aguardando sentença pela participação em um protesto de apoio a Alexei Navalny, líder da oposição russa.

Advertising
Advertising

Na última quinta-feira (12), Nadya conversou com a Vice e falou sobre seus planos. No momento da entrevista, ela estava em um local secreto fazendo fotos para sua campanha. Ela explica (via Loudwire):

O que estou fazendo com minha arte é pensar no futuro. Essa ideia de concorrer à presidência em 2036 é apenas mais uma tentativa de abrir um pouco mais nossa imaginação. Por enquanto, não posso me candidatar à presidência porque sou uma criminosa condenada. Mesmo já cumprindo pena na prisão, ainda não estou autorizada a participar de nenhuma eleição.

Enquanto não pode se candidatar, Nadya continua oferecendo seu apoio a Alexei.

Sinto que a figura de Navalny é realmente importante aqui, porque ele mostra que senso de humor e coragem também [são] os dois principais instrumentos para lutar contra o regime de Putin e qualquer regime autocrata.

Confira o vídeo abaixo.

Nadya Tolokonnikova, do Pussy Riot

Published by
Stephanie Hahne