Samuca e a Selva
Crédito: Carolina Ferreira

O paulista Samuel Samuca lançou o clipe da canção “Coragem” através da sua banda Samuca e a Selva.

O vídeo, feito em animação pela designer e ilustradora Thai Gomes, aponta caminhos para despertar a confiança nas incontáveis possibilidades do desconhecido.

A faixa é o primeiro lançamento do grupo desde Fevereiro de 2020 e tem vocais de Laylah Arruda e Nina Girassóis.

“Escrevi a música em 2017 para meus companheiros da banda. É uma declaração de amor sobre apoio e coletividade para superar obstáculos,” contou Samuca.

Ele é acompanhado no grupo por Allan Spirandelli (guitarras), Fábio Prior (percussão), Felippe Pipeta (trompete), Guilherme Nakata (bateria), Kiko Bonato (sax tenor), Lucas Coimbra (teclados), Léo Malagrino (contrabaixo), Bio Bonato (sax barítono) e Victor Fão (trombone).

Anteriormente, a Samuca e a Selva havia divulgado o single “Passeando em Mim”.

André Perpétuo e Eliel Sartori

foto: divulgação

A dupla formada por André Perpétuo e Eliel Sartori disponibilizou nas plataformas digitais o single “High Hopes”.

Concebida à distância por causa da pandemia, a faixa foi mixada por Juan Diaz e conta com a participação do vocalista da banda Sioux 66, Igor Godoi.

Completam a gravação da música, Dan Pimentel (bateria) e Carlos Marques (guitarra).

Iane Gonzaga

Iane Gonzaga
foto: Camila Brito

A cantora, compositora e multi-instrumentista baiana Iane Gonçalves lançou nas plataformas de streaming o EP Territóriamente.

O compacto apresenta seis faixas e carrega o propósito de transmitir as vivências territoriais da artista enquanto mulher preta, e também suas referências musicais e ancestrais.

Gravado em meio a pandemia, o EP marca a resistência de cantores, músicos e produtores da cena autoral independente soteropolitana e ressalta a importância da coletividade.

“Esse trabalho chega em um momento de retorno às nossas intimidades, busca por acolhimento coletivo e valorização das escutas,” destaca Iane, que contou com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc.

https://open.spotify.com/album/3dFb00QxGvbipeOy8qJWPE

Mirrors Room

foto: Bianca Rodrigues

A banda fluminense Mirrors Room liberou no YouTube o clipe da faixa “Don’t Close The Door”.

Este é o segundo de uma série de três episódios acerca de relacionamentos abusivos. A história começou a ser contada em “Never Was About You”, primeiro single desta nova fase do grupo.

A letra propõe um diálogo entre o abusador e a vítima, alertando para a profundidade do abuso nos mais diversos níveis, seja amizade, trabalho ou relação amorosa.

Formada em 2015, a Mirrors Room tem como integrantes o vocalista e fundador Gustavo Amorim, Victor Lima (bateria), Marlom Santos (guitarra) e Rodolfo Prado (baixo).

Heberte Almeida

Heberte Almeida
foto: Deise Oliveira

O músico mineiro Heberte Almeida lançou o clipe de “Maré”, segundo single de seu disco de estreia solo, Negro Amor (2020).

Dirigido por Gabriel Martins (Filmes de Plástico), o vídeo foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/Edital Descentra e abre uma série de lançamentos audiovisuais de Heberte neste ano.

“O Gabriel (diretor) queria trazer a celebração de uma família negra. A música e as imagens vieram em tempos diferentes, mas o Gabriel quis fazer essa reinterpretação da música com a festa, há uma narrativa de conexão,” explica o artista.

“Eu achei muito bonita essa narrativa, que traz um salto temporal de dez anos, retratar aquele momento e depois mostrar como estão aquelas pessoas agora, em 2021. Diz também de uma beleza, de uma estética negra, de pessoas cada vez mais empoderadas,” completa Heberte, também conhecido por seus trabalhos em bandas e projetos de outros artistas como Pelos, Diplomattas, Projeto Manobra, Nobat, entre outros.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!