Neil Peart, baterista do Rush
Foto de Neil Peart via Shutterstock

Não faz muito tempo que perdemos o lendário Neil Peart, baterista do Rush, aos 67 anos de idade.

Além de sua genialidade musical, Peart mostrou muita força em relação à sua vida pessoal em momentos em que se abriu na mídia, revelando aspectos mais pesados de sua jornada. O mais marcante deles aconteceu nos anos 90, quando o baterista perdeu de forma trágica sua filha e esposa.

A partir de seus livros biográficos, Neil contou a história de sua vida e, principalmente, seu caminho para a superação. Partindo de um ponto muito baixo, onde havia decidido até se aposentar bem antes do tempo, o músico foi atrás do equilíbrio e de um recomeço.

Morte da primeira filha de Neil Peart

Há exatos 24 anos, em 10 de Agosto de 1997, logo após o fim da turnê de Test for Echo (1996) com o Rush, Neil Peart recebeu uma das piores notícias de sua vida.

Selena Taylor, à época sua primeira e única filha, tinha apenas 19 anos quando morreu em um acidente de carro no dia 10 de agosto daquele ano. A batida, que envolveu apenas o veículo da garota, aconteceu na cidade de Brighton, Ontario.

Seguido o luto da família, Jacqueline Taylor, parceira de Neil e mãe de Selena, foi acometida por um câncer. Conforme Peart descreveria anos depois em seu livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road (2002), Jacqueline “se entregou” à doença por conta da morte da filha — ela morreu no dia 20 de junho de 1998.

Na obra, Neil revelou:

Seu coração estava partido. […] Foi um suicídio lento e apático. Ela não ligava mais.

Durante o funeral da esposa, Neil Peart chegou a falar para amigos mais próximos que se aposentaria da música, e isso quase aconteceu. O músico decidiu tirar um tempo fora do Rush e, para não sucumbir também à tristeza, fez uma longa viagem de moto. Suas viagens se tornariam costumeiras a partir dali e, entre 2002 e 2016, o baterista lançou seis livros para contar suas aventuras na estrada — e na vida.

O retorno

Em 2000, Neil Peart se casou novamente, dessa vez com a fotógrafa Carrie Nuttall, com quem teve uma filha em 2009.

Foi só em 2002 que Peart voltou à ativa de fato com o Rush, lançando o disco Vapor Trails naquele ano. Apesar de estar de volta, as coisas mudaram um pouco na vida pública do músico. A partir daquele ano, Neil e a banda decidiram que ele ficaria de fora da maioria das entrevistas e eventos promocionais do grupo. A decisão foi fundamental para o baterista, e significou também um perfil muito mais introspectivo.

Após Vapor Trails, o músico ainda lançaria os discos Snakes & Arrows (2007) e Clockwork Angels (2012) com o Rush.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!