Avril Lavigne no clipe de
Foto: Reprodução / Youtube

Você já deve ter percebido, mas insistimos em destacar: o pop punk voltou!

Bom, é claro que ele nunca deixou de existir, mas a interessante volta de elementos desse estilo no cenário pop tem dado uma sensação de nostalgia a quem viveu seu auge nos anos 2000. Olivia Rodrigo, Willow, MOD SUN, Machine Gun Kelly… A lista felizmente é longa e prova que todo movimento no mundo da música é cíclico.

Por falar em anos 2000, temos em Avril Lavigne uma forte expoente dessa vertente do rock. Em 2002, a cantora canadense lançou seu aclamado disco de estreia Let Go, o passo inicial de uma carreira repleta de hits. Só com esse álbum, a cantora emplacou no mundo todo seus primeiros singles, mas um em particular chama mais a atenção. Estamos falando de “Complicated“, a definitiva canção a lançar a cantora para o mundo.

LEIA TAMBÉM: “Mr. Brightside”, a superação de uma traição e um dos maiores sucessos dos anos 2000

Separamos algumas curiosidades sobre esse atemporal hit abaixo. Pegue o seu skate e venha conferir!

 

Na época

Primeiramente, para entender o súbito sucesso de Avril Lavigne, é preciso entender o que o início da década nos fornecia musicalmente. A música jovem, na virada do milênio, foi completamente tomada pelo teen pop de nomes como Britney Spears e o fenômeno das girl e boy bands.

Com “Complicated” como o grande cartão de visita de sua obra, Avril foi uma das principais artistas a reposicionar o pop rock no mainstream. Muitos acreditam que esse sucesso serviu não apenas como porta de entrada para outros nomes de peso, mas também para o mundo da moda.

De acordo com o Narcity:

“‘Complicated’ foi a maior balada pop-punk escutada no mundo todo. O vídeo foi responsável pela tendência de suspensórios e camisetas de rock que, basicamente, definiu o início dos anos 2000.”

 

O jovem devidamente representado

Dançar, festejar, flertar… O pop sempre foi marcado por esses tipos de temáticas, com perspectivas majoritariamente positivas. “Complicated”, por outro lado, fala sobre os problemas que surgem quando uma pessoa finge ser alguém que não é. Para viver ao máximo, na visão de Avril, é preciso relaxar e curtir a vida.

É um tema completamente palatável para jovens, já que a época de escola costuma ser marcada por essa espécie de “competição psicológica” em prol de status e atenção. A própria cantora, na época com 17 anos, disse já ter percebido isso em amigas e namorados. “Às vezes, me incomoda o fato de algumas pessoas não serem reais e estarem sendo ‘duas-caras’”, disse a cantora, certa vez, em uma entrevista.

https://www.youtube.com/watch?v=JtWZwgbUJvM

 

The Matrix

Que Avril é uma boa compositora, nós já sabemos. Afinal, além de contribuir para a letra de suas próprias músicas, a cantora também está por trás de sucessos como “Cheers (Drink to That)” (Rihanna) e “Breakaway” (Kelly Clarkson).

Mas, especialmente nesses momentos iniciais de carreira, a canadense teve apoio de composição e produção do trio The Matrix. Além de “Complicated”, eles também estão por trás de outros dois sucessos da era Let Go: “Sk8ter Boi” e “I’m With You“.

Especialistas em música pop, o conjunto formado por Lauren Christy, Graham Edwards e Scott Spock fez sucesso nos anos 2000 ao trabalharem com nomes grandes da indústria. Suas composições vão desde o pop rock de “So Yesterday” (Hilary Duff) até hits de nomes como Britney Spears e Shakira.

 

“Rolêzin” no shopping

Como qualquer sucesso musical, o legado de “Complicated” está atrelado ao seu videoclipe. Afinal, é certo que muitos dos leitores dessa matéria, por exemplo, tenham tido o primeiro contato com a canção através da famosa adaptação audiovisual.

Resumidamente, Avril e seus colegas de banda vão para um shopping para “zoar” com o espaço e até com os trabalhadores presentes. As imagens são intercaladas com uma performance do grupo em um skatepark.

Apesar de simples, o vídeo exalta o espírito jovem e conquistou vários prêmios e posições de prestígio em listas famosas, garantindo, inclusive, o VMA de Artista Revelação em 2002. Mas nada se compara à impagável atemporalidade do debut de Avril, cujas cenas marcaram toda uma época.

 

Eagle Rock Plaza

O tal shopping do clipe é o Eagle Rock Plaza, um popular estabelecimento comercial de Los Angeles. A gravação do vídeo foi feita em apenas dois dias e o shopping esteve aberto para clientes e funcionários durante o tempo todo. Mal sabiam os presentes que estavam vivenciando a história da música moderna sendo feita.

A mesma localização foi usada, nos anos seguintes, para a gravação de cenas de episódios das séries Glee e 9-1-1. Já podemos considerar esse shopping um ponto turístico?

 

Não tem como superar

Citamos brevemente aqui os impactos da estética desse clipe no mundo da moda, certo? Pois bem, o clipe também teve um impacto simbólico na vida de Avril. Onze anos após sua estreia, a cantora homenageou “Complicated” no clipe da nostálgica “Here’s to Never Growing Up“, um dos singles de seu quinto disco de estúdio.

No vídeo da canção (que versa, pasmem, sobre nostalgia), a cantora é vista em algumas cenas usando o icônico figurino de seu primeiro videoclipe. Os fãs de longa data da cantora logo vibraram quando notaram as referências: a blusa branca, a bermuda preta, o tênis, as pulseiras e a gravata.

 

Por pouco

“Complicated” carrega consigo um legado incrível, mas, como acontece com frequência com outras grandes músicas, o timing de lançamento talvez tenha sido um pouco cruel.

Apesar de ser uma mania absoluta entre a galera mais jovem, a canção fracassou em faturar um Grammy. Indicado em duas categorias na edição de 2003 da premiação, o megahit acabou perdendo ambas. Uma delas era a importante Canção do Ano, que acabou ficando para Norah Jones e sua também excelente “Don’t Know Why“. Norah também tirou as chances de Avril de levar outras duas categorias: Melhor Álbum Vocal de Pop e Artista Revelação.

Alguns meses antes, na corrida pelo topo da Billboard Hot 100, a cantora fez muito bem ao alcançar a segunda colocação, mas não avançou de lá. Quem “guardou caixão” foi Nelly, com seu grande sucesso “Hot in Here“.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!