Macaco Bong
Crédito: Divulgação

A banda brasileira Macaco Bong é uma das mais inventivas dos últimos anos.

Há alguns anos eles reimaginaram o clássico Nevermind, do Nirvana, lançando um disco maravilhoso de versões chamado Deixa Quieto.

Com uma robusta discografia que vai além do elogiado álbum, de lá pra cá eles celebraram o reconhecimento das obras, entraram em hiato pandêmico e agora estão de volta mostrando que têm muito para nos oferecer quando o assunto é música instrumental.

Inédita do Macaco Bong

A nova canção do trio se chama “Hacker de Sol” e, como é de costume, tem camadas suculentas de inspirações que acabam influenciando o resultado final das obras do Macaco Bong.

Ao falar especificamente da canção, o fundador da banda, Bruno Kayapy, explicou:

Me inspirei em ‘Bacurau’. O filme me trouxe uma narrativa que eu estava justamente buscando na sonoridade deste álbum. A vibe do sertão nordestino com um estilo de psicodelia que mistura o jazz, blues, desert rock com dub, R&B, música brega, forró e frevo recheada de melodias polifônicas e sequências de acordes e riffs mântrico através de uma linha de som mais minimalista.

Ele ainda relatou como foi o processo de gravação em plena pandemia de COVID-19:

[Gravação] 100% remota! Durante a pré eu gravava algumas ideias e mandava para os caras pelo whatsapp via áudio, o Frog pegava isso e já botava uma linha de batera em cima e vice versa, uma das músicas nasceu assim, o Frog me mandou um áudio no whatsapp com uma linha de batera dele gravada com o celular e quando ouvi foi como se a melodia, linhas de baixo e tudo já vieram prontas na minha cabeça, meu trabalho foi apenas passar um café, entrar na sala e gravar o que já estava imaginando logo após receber os áudios dele.

Com o Igor foi a mesma coisa e ele foi o cara que também produziu o disco comigo como uma espécie de assistente de gravação e técnico, ele captou as bateras, selecionou os melhores takes, nos reunimos bastante pelo zoom durante o processo. Por conta da pandemia a gente não pode se reunir nem para ensaiar e nem para gravar juntos. O Igor e o Frog moram em Cuiabá (MT) e eu em São Paulo (SP). Após gravar tudo gravei as minhas partes, mixei e masterizei em meu estúdio.

Demais, né?

Novo Disco

A canção fará parte do novo disco da banda brasileira que será lançado ainda em 2021 pela gravadora ForMusic.

O trio ainda é composto pelo baterista Eder Noleto e pelo baixista Igor Carvalho, e juntos eles sintetizam o que significa a nova fase:

A energia do momento na banda é como se o Mondo Verbero fosse o nosso primeiro álbum de estúdio. A banda fez um hiato 1 ano antes da pandemia após o lançamento do álbum Deixa Quieto e durante este período a banda amadureceu em muitos aspectos na linguagem estética da nossa sonoridade.

Após variações na formação, Bruno trouxe Eder e Igor de volta para repetir a formação que gravou Black Marroca em 2013. Autodidata, Kayapy tem grande conhecimento em teoria musical, é guitarrista e apesar de ter assinado a maior parte das produções da sua discografia, não se define como produtor.

Ao TMDQA!, ele falou sobre o futuro do trio:

O Macaco Bong pretende investir mais na produção de novos videoclipes. Temos percebido bem que o tipo de som instrumental que o Macaco Bong toca dialoga muito com a imagem e soa muito bem como trilha sonora também. O que o público pode esperar com toda certeza é que com o avanço da vacinação a banda encontre em breve algum formato presencial para poder voltar a se apresentar ao vivo mesmo que seja fazendo menos shows para uma quantidade menor de pessoas mas propondo algum tipo de experiência a mais na programação do evento em si apostando mais na idéia de proporcionar uma experiência legal para o público presente.

Você pode ouvir “Hacker de Sol” em todas as plataformas digitais e nas playlists TMDQA! Radar e TMDQA! Alternativo no Spotify.

Aperte o play logo abaixo e siga o Macaco Bong no Instagram e no Spotify!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!