Filas do
Reprodução/Twitter
 

A Inglaterra suspendeu a partir da madrugada da última segunda-feira (19) praticamente todas as restrições impostas durante a pandemia da COVID-19.

As imagens que circulam pela internet do chamado “Freedom Day”, que em tradução livre significa Dia da Liberdade, mostram filas enormes de pessoas que aguardavam dar meia-noite para que as boates e clubes noturnos fossem liberados com sua capacidade total depois de um ano e meio.

Sem uso obrigatório de máscaras e com o fim das medidas de distanciamento social, os registros também apresentam vídeos de aglomerações celebrando a reabertura dos locais, como você pode conferir logo abaixo.

Continua após o Tweet

Reabertura da Inglaterra e futuras medidas

Apesar do fim das restrições, parece que a tão esperada “liberdade” não será tão simples assim.

De acordo com o The Guardian, poucas horas depois que os clubes foram autorizados a abrir, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apontou a possibilidade de tornar obrigatória a partir do final de Setembro a apresentação dos passaportes de vacinação da COVID-19 para liberar a entrada em locais lotados, como boates. Ele disse:

Devo avisar agora que até o final de Setembro, quando todos os maiores de 18 anos terão a chance de receber duas doses de vacina, estamos planejando tornar a vacinação completa a condição de entrada em boates e outros locais onde grandes multidões se aglomeram.

Segundo Johnson, o governo segue preocupado com a adesão dos jovens à vacina, já que aproximadamente 35% dos cidadãos de 18 a 30 anos não foram vacinados. Ainda segundo o portal, defensores conservadores criticaram os novos planos de tornar os certificados de vacinas obrigatórios para alguns lugares.

Ainda assim, vale lembrar que surgimento da variante delta da COVID-19 provocou um aumento significativo de casos na Inglaterra durante os últimos dias. No domingo, foram registradas mais 47.499 casos positivos e 25 mortes (via Blitz).

Abaixo, você pode conferir mais alguns registros do “Freedom Day”.

 
Compartilhar