Mj Rodriguez
Divulgação/FX

Mj Rodriguez se tornou a primeira atriz transgênero a ser indicada em uma categoria principal do Emmy Awards.

Rodriguez foi indicada na categoria de Melhor Atriz de Drama por interpretar a enfermeira Blanca Rodriguez na série Pose, do FX. Essa é sua primeira indicação pela Academia de Televisão.

Em comunicado à Variety, a atriz declarou:

Eu acredito que este é um momento crucial. Nunca houve uma mulher trans que foi nomeada como atriz de destaque, e eu sinto que isso empurra a barra para frente, por enquanto, essa porta será aberta para tantas pessoas — sejam eles homens ou mulheres trans, não-binários, LGBTQIA+, não importa.

Um momento como este amplia e abre as possibilidades do que vai acontecer e acredito que a Academia está definitivamente tornando isso possível, e seus olhos estão mais do que abertos. Sim, eu acredito que eles vão continuar, e eu também sinto que vamos continuar falando, encorajando, informando e educando pessoas ao redor do mundo. Eu acho que é a coisa mais importante.

Incrível, hein?

Emmy e a comunidade trans

Em 2014, Laverne Cox foi a primeira artista trans a concorrer a uma categoria secundária de atuação, à época por Orange is the New Black. Rain Valdez, de Razor Tongue, também entrou para a lista no ano passado.

A cerimônia deste ano acontece no dia 19 de setembro, em Los Angeles.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!