Kurt Cobain com a Jag-Stang da Fender
Reprodução/YouTube

Kurt Cobain foi sem dúvidas um dos artistas mais criativos que já passaram por esse mundo, e a Fender resolveu nos lembrar disso para sua comemoração dos 30 anos do icônico disco Nevermind, do Nirvana.

A lendária marca de instrumentos está relançando a “Jag-Stang”, um modelo de guitarra criado por Cobain que une elementos de dois outros modelos clássicos, a Jaguar e a Mustang. A Jag-Stang foi concebida por Kurt pouco antes de seu falecimento, e devido à necessidade de vários ajustes foi pouco utilizada por ele.

Ainda assim, ganhou uma certa fama nas mãos de Peter Buck — o guitarrista do R.E.M. recebeu o instrumento de Kurt das mãos de Courtney Love, e o utilizou no clipe de “What’s the Frequency, Kenneth?”. A nova versão será bastante parecida com a original, inclusive estando disponível em modelos de canhoto para fazer jus ao legado de Kurt.

Você pode ver uma foto do instrumento em sua nova versão ao final da matéria.

Continua após o vídeo

Kurt Cobain e a Fender Jag-Stang

A ideia de Kurt Cobain para a Jag-Stang foi abraçada lá nos anos 90 por Larry L. Brooks, que na época era o chefe da construção da Custom Shop — braço especializado em instrumentos customizados — da Fender.

Como falamos acima, Kurt acabou usando o instrumento pouquíssimas vezes. Há rumores de que ele não ficou satisfeito com os designs iniciais e pediu diversos ajustes, os quais acabaram não sendo efetivamente concluídos devido ao seu falecimento precoce.

Isso fica claro pelo fato de que a guitarra chegou ao mercado pela primeira vez em 1995, já depois da morte de Cobain. Ainda assim, é um baita item, hein?! Ainda não há informações sobre data ou preço do novo lançamento, mas a ideia é que o instrumento chegue ainda em 2021.

A nova Jag-Stang de Kurt Cobain
Divulgação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!