John Lawton, ex-vocalista do Uriah Heep, morre aos 74 anos
Reprodução / YouTube
 

John Lawton, ex-vocalista da lendária banda de Rock Progressivo Uriah Heep, faleceu aos 74 anos de idade em 29 de Junho deste ano.

A notícia foi compartilhada pela banda em sua página do Facebook nesta segunda-feira (5), juntamente com uma nota lamentando o falecimento do artista:

É com profundo pesar que compartilhamos a notícia devastadora e trágica do falecimento repentino e totalmente inesperado de John Lawton em 29 de junho de 2021. Ao contrário do que se diz, não houve doença envolvida, o que torna incompreensível o seu falecimento. Ele foi pacificamente com a esposa ao seu lado. John vai fazer muita falta.

Um funeral particular para celebrar a vida de John será realizado de acordo com seus desejos, com a presença apenas da família e amigos próximos. Gostaríamos que a privacidade da família fosse respeitada durante este momento difícil.

Tem sido um período triste para o grupo britânico, que no ano passado perdeu dois ex-integrantes.

Ken Hensley, tecladista e um dos principais compositores do Uriah Heep, faleceu em Novembro e o baterista Lee Kerslake morreu em Setembro após lutar contra o câncer.

Carreira de John Lawton

Após se destacar na Alemanha como líder da banda Lucifer’s Friends, de 1969 a 1976, Lawton se juntou ao Uriah Heep em 1976 para ocupar o lugar de David Byron e, até deixar a banda em 1979, o cantor gravou três álbuns de estúdio: Firefly, Innocent Victim e Fallen Angel.

Em 1995, John voltou a se apresentar com o Heep para substituir o vocalista Bernie Shaw, que foi forçado a se afastar durante duas semanas de shows com um problema na garganta.

Em uma entrevista a Jeff Cramer, em 2014, ele contou que manteve uma boa relação com seus ex-companheiros de banda e disse que sempre estaria à disposição para ajudar o grupo com o que eles precisassem (via Loudersound):

Somos bons amigos. Eu sempre digo: ‘Uma vez que você se junta à família Heep, você nunca mais vai embora’.

Depois de sua passagem pelo Uriah Heep, o cantor gravou um álbum solo, Heartbeat, em 1980, pouco antes de se juntar novamente com o Lucifer’s Friends para a gravação do álbum Mean Machine, de 1982.

Após se separarem mais uma vez, o artista se reuniu com o grupo em 2015 para alguns shows ao vivo e a gravação de um novo disco, Too Late To Hate.

O artista também ficou conhecido por integrar o grupo Les Humphries Singers, com quem participou do Eurovision em 1975.

Descanse em paz, John Lawton.

It is with deep regret that we share the devastating and tragic news of the sudden and totally unexpected passing of…

Publicado por Uriah Heep em Segunda-feira, 5 de julho de 2021

 

 
Compartilhar