Paulo Guedes
Foto via Wikimedia Commons
 

Uma publicação feita recentemente no blog de Ancelmo Gois, d’O Globo, está dando o que falar com os artistas brasileiros.

De acordo com o jornalista, Paulo Guedes estaria se preparando para mais um passo polêmico na Reforma Tributária que envolve diretamente a cultura, similar ao que ocorreu há pouco tempo com a proposta de taxar livros: o Ministro quer que a classe artística seja obrigada a pagar 34% de imposto de renda.

O valor seria exclusivo aos trabalhadores do setor cultural, não se aplicando a qualquer outra categoria. Por isso, o especialista tributário Leonardo Antonelli, consultado pelo jornalista, afirma que trata-se de um “exemplo clássico de utilização do poder de tributar para destruir” — ou seja, desincentivar a força dos artistas, que constantemente se posicionam contra o governo atual com suas vozes que atingem milhões de pessoas.

Reação de artistas

É natural que diversos artistas tenham se posicionado contra a medida e aproveitado a oportunidade para voltar a apontar a perseguição do governo Bolsonaro com essa classe. Uma dessas pessoas foi PJ, baixista do Jota Quest, que escreveu em seu Instagram:

Desculpem por postar isto em um sábado, mas faço questão que todos saibam que a perseguição do governo com a classe artística é real, cruel e totalmente sem sentido. Se um país e seu próprio governo não incentiva, não dá valor e apoia sua cultura, os mesmos estão fadados ao fracasso e à insignificância. Surreal!

Fica aí o meu protesto público como representante da classe! E não adianta falar ‘acabou a mamata’, o artista é um empreendedor como outro qualquer… precisa de um ambiente econômico saudável, amigo e planejado para produzir. Se você assiste a filmes, TV, séries, ouve música no carro/em casa/num bar ou vai a shows, etc… lembre que existe toda uma estrutura industrial e organizada por trás disto! Quando você sentar à noite no sofá neste frio, com um cobertor, uma pizza e a família para assistir a uma série na Netflix, pensa que por trás disto existe uma indústria organizada, profissionais sérios e artistas que fazem isto acontecer!

Complicado. Veja a matéria original de Ancelmo Gois por aqui e confira o post de PJ logo abaixo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by PJ Jota Quest 🎸 (@pj_jotaquest)