Pearl Jam na capa de Anthology: the Complete Scores
 

O Pearl Jam revolucionou a música e ajudou a popularizar a sonoridade Grunge com seu disco de estreia, Ten, que em Agosto completa 30 anos. Porém, a fama muitas vezes pode assustar alguns artistas no início de suas carreiras.

Em conversa com a revista Classic Rock (via Loudwire), Eddie Vedder e Mike McCready refletiram sobre o sucesso que a banda alcançou em 1992, cerca de um ano depois do lançamento do disco, e que contou com um empurrão da MTV que passou a exibir o clipe da aclamada faixa “Jeremy” em sua programação. O vocalista disse:

Senti que se nos tornássemos mais famosos, seríamos esmagados. As nossas cabeças iriam explodir como uvas.

Sei que não lidamos com a coisa da forma mais graciosa. Ao mesmo tempo, é como ser gracioso em uma luta de rua. Você apenar quer tentar sair de lá vivo. Nós nos abraçamos e nos agarramos à música.

Sucesso do Pearl Jam

Inicialmente, Mike McCready era a favor de manter uma relação com a imprensa para aproveitar a repercussão e continuar divulgando o trabalho do Pearl Jam só, que por outro lado, ele não pensava nas consequências que isso poderia gerar para os integrantes da banda. Sobre isso, ele explicou:

A decisão de recuar e não fazer clipes e desacelerar as entrevistas, foi tudo sobre Jeff [Ament] e Stone [Gossard] e Ed pensando que era necessário.

Ed estava recebendo muito mais escrutínio do que qualquer um. Provavelmente foi esmagador para ele. Foi para todos nós na época. Mas eu me lembro de não querer recuar, dizendo: ‘Isso é o que queríamos desde que éramos crianças. Vamos continuar fazendo isso. Vamos gravar videoclipes, vamos continuar, vamos abraçar isso.’ Mas eles não gostaram. Eles disseram: ‘Não, temos que fazer, porque tudo isso vai desmoronar se não o fizermos.’ E eu acho que eles estavam certos.

O guitarrista completou dizendo que reconhece que a estratégia de recuar foi realmente necessária para que a banda conseguisse se manter até hoje fazendo novas músicas e turnês.

Ouça abaixo o icônico disco Ten.