Artista Independente
Foto de artista independente via Shutterstock

O Facebook lançou nos últimos dias um programa para apoiar o trabalho de músicos independentes.

A empresa de Mark Zuckerberg anunciou recentemente o novo projeto intitulado Programa de Artista Independente do Facebook que tem como intuito facilitar o compartilhamento de músicas por esses artistas dentro da própria plataforma e também do Instagram através de ferramentas como o Story, Reels e em qualquer outro lugar onde a rede social ofereça uma biblioteca de música.

Junto com a novidade que também pretende remunerar os artistas, a plataforma revelou a nova parceria com as empresas de distribuição de músicas, DistroKid e TuneCore, que irão auxiliar os artistas no momento de colocar suas faixas no Facebook e no Instagram de forma rápida e sem nenhum custo.

Para integrar o programa, basta que os artistas escolham uma das distribuidoras musicais e se inscrevam por meio de um formulário que estará disponível. Em um comunicado, o Facebook explicou:

Os produtos musicais que construímos têm como objetivo permitir que as pessoas se conectem e se expressem com música. Por exemplo, adesivos musicais e letras em Stories do Facebook e Stories do Instagram permitem que as pessoas adicionem a trilha sonora perfeita aos momentos que compartilham. Mesmo que elas não tenham palavras para expressar como estão se sentindo, as pessoas podem deixar os adesivos musicais e as letras falarem por elas.

Facebook, Instagram e os Artistas Independentes

Os vídeos curtos como Stories do Facebook e Reels no Instagram estão se popularizando cada vez mais e se tornando ferramentas que ajudam a viralizar músicas de artistas que estão iniciando suas carreiras. Sobre o projeto, Chris Papaleo, gerente de Desenvolvimento de Negócios Musicais do Facebook disse:

O Facebook se orgulha por tornar mais fácil para artistas e criadores independentes alcançar novos públicos em nossa plataforma e construir uma comunidade por meio da música. Ao ingressar em nosso Programa de Artista Independente, os criadores são apoiados por nossos excelentes parceiros de distribuição, permitindo-lhes levar sua música para mais pessoas, em todos os nossos aplicativos.

Curtiu a novidade? Você pode fazer seu cadastro no programa acessando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!