James Michael Tyler, o Gunther de Friends

Hoje recebemos tristes notícias a respeito da saúde de James Michael Tyler, ator de 59 anos de idade que interpretou Gunther em Friends.

Com aparições em mais de 100 episódios da aclamada série de comédia, o cara teve um papel importante fora do elenco principal, dando vida a um dos personagens mais queridos pelos fãs até hoje.

Em um vídeo gravado para a Prostate Cancer Foundation (Fundação do Câncer de Próstata), James disse que quase morreu no último mês de Outubro, quando foi parar em uma UTI.

Segundo ele, seu câncer é considerado de estágio 4, e já se espalhou para os ossos, o que significa que as chances de recuperação completa infelizmente são pequenas.

Continua após o vídeo

Gunther, Câncer e Recado aos Homens

Emocionado, o ator falou no vídeo que “não era culpa de ninguém” mas a doença poderia ter sido evitada com exames frequentes e precoces, sendo que ao final do depoimento Gunther deixa um recado claro e direto: “se você quer continuar por aí, faça os exames.”

Além disso, o astro que participou rapidamente da reunião de Friends há alguns dias ainda falou que “não fica chorando por aí”:

Eu fui diagnosticado com câncer de próstata em Setembro de 2018. Se há um tipo de conselho que eu possa dar aos homens para que eles evitem o que eu estou passando hoje em dia especificamente, é: faça os exames. Peça por um teste PSA.

O meu câncer específico se espalhou para os ossos antes que pudesse ser parado. Antes que eu percebesse que eu tinha a doença.

Há pessoas trabalhando nisso 24 horas por dia ao redor do mundo e a Fundação do Câncer de Próstata, a PCF, eles fazem um trabalho maravilhoso. Eles fazem um trabalho crítico para encontrar uma cura para essa doença terrível e eu posso te dizer que você não quer passar pelo que eu tive que passar nos últimos 2 anos e meio.

Eu aceito isso. Eu sei que é isso que aconteceu comigo. Eu não estou sentado aqui chorando o tempo todo. Eu quero salvar vidas. Eu quero ajudar.

E a parte mais difícil para mim é que eu fui parar na UTI, eu quase morri em Outubro. E… o medo de não voltar para ver a minha esposa, não estar em volta dos meus amigos…

Eu queria ter feito algo antes, não é culpa de ninguém, mas… pois é. Se você quer continuar por aí, faça os exames.

Câncer de Próstata no Brasil

Por aqui, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens.

Não dê bobeira e mantenha suas visitas regulares ao médico. Faça exames com frequência e evite que, caso seja afetado com a doença, seja muito tarde para tratá-la.

Você pode encontrar mais informações a respeito no site do INCA, o Instituto Nacional de Câncer.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!