Led Zeppelin dá nome a espécie de sapo
Fotos via Neotropical Biodiversity e Wikimedia Commons

Seguindo a onda de outras lendas do Rock, o Led Zeppelin é mais um grupo a ser homenageado com o nome de uma espécie de animal.

Os cientistas David Brito-Zapata Carolina Reyes-Puig descobriram recentemente uma nova espécie de sapo na Cordillera del Cóndor, que fica no território fronteiriço entre o sudeste do Equador e o nordeste do Peru. O nome do “novo” animal, agora, é Pristimantis ledzeppelin — homenagem nada discreta!

Conforme conta a Loudwire, a dupla escreveu sobre isso no Neotropical Biodiversity e explicou a decisão:

O nome honra o Led Zeppelin e sua música extraordinária. O Led Zeppelin foi uma banda britânica de Rock formada em Londres em 1968, uma das bandas mais influentes durante os Anos 70 e progenitores tanto do Hard Rock quanto do Heavy Metal.

A nova espécie é bem pequena, podendo chegar apenas a 3,6cm de comprimento, e tem como principal característica seus olhos vermelhos-acobreados e sua pele multicolorida, que pode ser amarela, marrom, preta ou laranja.

Infelizmente, o bichinho tem riscos reais de perder seu habitat por conta de atividades como a mineração, a mudança climática e, claro, doenças. Os cientistas pedem “iniciativas de longo prazo para a conservação de pequenos vertebrados”, uma vez que essa espécie é “provavelmente encontrada apenas nessa área restrita”.

Quem ficou sabendo da novidade foi Robert Plant, e o vocalista da lendária banda falou sobre em um Tweet:

Eu me pergunto se o Terraplane [modelo de carro antigo] de Robert Johnson sabe disso…

Você pode ver a publicação de Robert ao final da matéria.

Bandas de Rock e nomes de espécie de animal

Vale lembrar que esse não foi nem de longe o único tributo a bandas de Rock no mundo da biologia.

Há algum tempo, já falamos por aqui sobre um caranguejo que recebeu seu nome em homenagem ao Nightwish, além de uma serpente que foi batizada com inspiração em James Hetfield, do Metallica.

Teve homenagem pra brasileiro, também: o vocalista Rodrigo Lima, do Dead Fish, deu nome a uma espécie de besouro descoberta há pouco tempo. Quem será o próximo?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!