Rapper Jay-Z dando entrevista
Reprodução / HBO Max

Jay-Z está processando o fotógrafo responsável pela foto da capa de seu álbum de estreia Reasonable Doubt, de 1996, pelo uso de sua imagem sem permissão.

De acordo com os documentos judiciais obtidos pela Pitchfork, o aclamado rapper alega que o profissional chamado Jonathan Mannion tem explorado seu nome e sua imagem para vender produtos “sem [seu] consentimento”.

O artista pretende conseguir uma liminar exigindo que Mannion e sua equipe parem de usar seu nome e sua imagem e, além disso, busca “danos compensatórios, danos consequentes, lucros cessantes e / ou devolução dos lucros de Mannion”.

Processo de Jay-Z contra fotógrafo

O relatório apresentado por Jay-Z nesta terça-feira (15) em um tribunal federal da Califórnia acusa Jonathan Mannion de violar a seção 3344 do Código Civil da Califórnia e os direitos de privacidade da lei de costume apresentada pelo rapper. O documento diz:

O uso do nome, imagem, identidade e personalidade de JAY-Z por Mannion foi, e é, em desrespeito consciente ao direito de privacidade e publicidade de JAY-Z, e de seu direito exclusivo de controlar o uso e a exploração de seu nome, semelhança, identidade e personalidade.

Sobre a ação, um representante legal de Jonathan Mannion enviou a seguinte declaração à Pitchfork:

O Sr. Mannion criou imagens icônicas do Sr. Carter ao longo dos anos e se orgulha de que essas imagens ajudaram a definir o artista que Jay-Z é hoje. O Sr. Mannion tem o maior respeito pelo Sr. Carter e seu corpo de trabalho, e espera que o Sr. Carter respeite da mesma forma os direitos dos artistas e criadores que o ajudaram a alcançar as alturas que ele ascendeu.

Estamos confiantes de que a Primeira Emenda protege o direito do Sr. Mannion de vender impressões de belas artes de suas obras protegidas por direitos autorais, e iremos analisar a reclamação e responder no devido tempo.

Confira a icônica capa do primeiro álbum de Jay-Z abaixo.

LEIA TAMBÉM: Mariah Carey explica suposta briga “explosiva” com Jay-Z após rompimento

Capa de "Reasonable Doubt", álbum de estreia de Jay-Z
Divulgação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!