Seja no auge do lançamento de um novo disco, uma vontade de estrear no vídeo, algum motivo puramente comercial, ou simplesmente porque a ideia “deu na telha”, no decorrer da vasta filmografia Hollywoodiana, vários artistas já tiveram a chance de fazer uma pontinha na TV.

Popularmente conhecida como “cameo”, a expressão norte-americana é muito usada neste tipo de situação, servindo como um jargão na hora de mencionar esses pequenos papéis e aparições de artistas ou figuras públicas no geral dentro de filmes ou séries.

O melhor disso tudo é que na maioria dos casos, não tem muita regra pra esse tipo de participação. Tem artista que interpreta a si mesmo, outros aparecem em mais de um episódio e acabam contribuindo em algum arco específico da história da série, e tem ainda um último caso: em algumas aparições, fica difícil de entender o porquê da figura estar ali mas, só de ver a pessoa na telinha, às vezes nem precisa de muita explicação mesmo.

Hoje separamos uma lista com 7 cameos de artistas em séries para você relembrar!

Florence and The Machine (Gossip Girl)

Florence Welch, do Florence And The Machine
Foto de Florence Welch via Shutterstock

Gossip Girl foi uma série exibida entre 2007 a 2012, pelo canal aberto norte-americano CW. No decorrer das seis temporadas, a série retrata o cotidiano de jovens estudantes da elite de Nova Iorque, permeados sempre por muitas fofocas, desentendimentos e romances.

Em 2011, a cantora Florence Welch aparece na série como ela mesma, para fazer uma apresentação acústica do hit “Cosmic Love”.

Na época, Welch estava em um grande ápice de sucesso, momentos após lançar seu segundo disco Ceremonials e levar uma indicação como artista revelação no Grammy Awards.

Lady Gaga (Gossip Girl)

Lady Gaga 2009
Reprodução/YouTube

Gossip Girl realmente foi uma série que trouxe vários cameos de artistas que estavam bombando na cena pop mainstream no decorrer das suas seis temporadas.

Em 2009, foi a vez da diva Lady Gaga, que já estava colhendo os belos frutos das premiações na época após The Fame, seu disco de estreia em 2008, que chegou muito bem recebido e aclamado pela crítica e público.

O single “Bad Romance” que ela interpreta na série levou posteriormente um Grammy. Ah, nesta temporada da série, e neste episódio em específico, até a Hilary Duff aparece!

The Killers (The OC)

The Killers
Foto por Olivia Bee

The OC foi ao ar entre 2003 a 2007 pelo canal aberto norte-americano CW. A série foi idealizada por Josh Schwartz, que também é o criador de Gossip Girl. Durante 4 temporadas, acompanhamos os dilemas adolescentes desses jovens da alta sociedade da Califórnia.

Hot Fuss foi o disco de estreia do grupo americano The Killers, lançado em 2004. Na época, a banda ainda não tinha o reconhecimento popular que viria a alcançar pouco tempo depois. Esse episódio da série se tornou um prato cheio de nostalgia aos fãs do grupo, já que é possível rever a apresentação de 3 faixas do primeiro álbum, incluindo o super hit “Mr. Brightside”.

Debbie Harry (High Fidelity)

Debbie Harry (Blondie)
Foto por Claire Rothstein, via ES Magazine

High Fidelity foi um livro lançado originalmente em 1995 por Nick Hornby. Nos anos 2000 ganhou uma versão nos cinemas e, alguns anos depois, na própria Broadway. Em 2020, chega a adaptação para TV com Zoë Kravitz.

A trama estrelada por Kravitz narra a história de Rob, dona de uma loja de discos no Brooklyn, que utiliza a música como um refúgio para lidar com os dilemas amorosos.
No episódio em questão, Debbie Harry (consagrada pela banda Blondie) aparece como ela mesma, dentro de uma voz do inconsciente de Rob, ajudando nos conselhos românticos de uma maneira bem carismática.

Prince (New Girl)

Prince-Welcome-2-America
Foto: Reprodução

New Girl foi uma série norte-americana de comédia exibida pelo canal FOX entre 2011 e 2018. O enredo gira em torno da protagonista interpretada por Zooey Deschanel, que decide morar com alguns amigos após um término de relacionamento.

Como noticiado na época da aparição, Prince era um grande fã da série. Segundo ele, sua vontade era participar de uma forma verdadeira. Ele queria aparecer para aconselhar o casal protagonista da série.

A história desse cameo dentro do enredo é um tanto quanto surreal: os protagonistas vão a uma apresentação dele e, no fim, um deles acaba ganhando uma chance de escutar uns conselhos do próprio Prince. Quem não gostaria, né?

https://www.youtube.com/watch?v=WHsUCOIYJJ0

Bob Dylan (Dharma & Greg)

Bob Dylan
Foto via Consequence of Sound

Uma instrutora de Yoga se apaixona por um advogado conservador. Esta é a premissa da série de comédia Dharma & Greg exibida entre 1997 a 2002 pelo canal norte-americano ABC.

Os anos 90 marcam um período de renascimento para Bob Dylan. Ele lançou seu disco Time Out Of Mind em 1997, levando Grammy e ganhando um novo fôlego frente à crítica especializada da época.

Neste capítulo da sitcom, sua aparição é um pouco desconexa com a narrativa em si do episódio mas, no fim, vale a pena pela chance de ver Dylan tocando acusticamente.

David Bowie (Twin Peaks)

David Bowie como Ziggy Stardust

Uma cidade pequena (e muito inusitada), um assassinato e um agente do FBI que faz de tudo para tentar descobrir o que aconteceu ali. Esta é uma maneira muito simplista para tentar definir em poucas linhas a tão aclamada Twin Peaks.

A série foi exibida entre 1990 e 1991 pela norte-americana ABC, e idealizada por Mark Frost e David Lynch.

David Bowie encena um agente do FBI que desaparece na série após uma de suas missões. Diferentemente dos outros artistas da lista, ele faz parte de um arco narrativo da série e não interpreta ele mesmo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!