Led Zeppelin em
Reprodução/YouTube
 

Jimmy Page é um dos guitarristas que mais contribuiu para o legado do instrumento e acaba de ser reconhecido — mais uma vez — por seu trabalho fantástico com o Led Zeppelin.

Com o riff de “Whole Lotta Love”, o músico venceu uma votação popular promovida pela Total Guitar e pela sua versão online, Guitar World, que buscava descobrir qual é o melhor riff de todos os tempos.

Para isso, Page teve que superar outras verdadeiras lendas: o segundo lugar, por exemplo, ficou com Randy Rhoads e a histórica “Crazy Train”. Completando o pódio, tivemos “Back in Black”, do AC/DC, cujo riff marcante foi escrito pelo saudoso Malcolm Young.

Ao falar sobre o riff vencedor, a Total Guitar escreve:

Em 1969, o ano em que Neil Armstrong colocou os pés na lua pela primeira vez, Jimmy Page deu seu próprio grande salto pela humanidade. A parte de guitarra de ‘Whole Lotta Love’ levou apenas 2,7 segundos para ser tocada, mas imediatamente projetou a música à próxima década. Enquanto todo mundo estava tocando nos anos 60, o Zeppelin agora estava tocando nos anos 70.

Não foi o primeiro grande riff, mas é o que definiu tudo. É o motivo pelo qual riffs se tornaram centrais para músicas de guitarra, a razão pela qual as bandas procuram pela melodia de guitarra que pode impulsionar uma canção inteira — ou talvez até uma carreira inteira.

Você pode relembrar esse baita riff abaixo, logo depois do top 10 dos riffs conforme a eleição popular das publicações especializadas. Aproveite pra contar pra gente nos comentários nas redes sociais se concorda com essa votação!

LEIA TAMBÉM: Em 2021, as guitarras estão voltando ao mainstream nas mãos de ídolos do Pop e do Rap

Os 10 melhores riffs de guitarra de todos os tempos segundo votação popular

  1. Led Zeppelin – “Whole Lotta Love”
  2. Ozzy Osbourne – “Crazy Train”
  3. AC/DC – “Back in Black”
  4. Deep Purple – “Smoke on the Water”
  5. Van Halen – “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”
  6. Metallica – “Enter Sandman”
  7. Black Sabbath – “Iron Man”
  8. Pantera – “Walk”
  9. ZZ Top – “La Grange”
  10. Jimi Hendrix – “Purple Haze”