Komodo-Fox-YEAR-ZERO
Imagem: Reprodução

Baseada em Berlin, na Alemanha, a banda Komodo Fox traz em seu cerne o encontro do brasileiro Caio Donini com o alemão Philipp Hasse. E, nesta sexta-feira, 21 de Maio, o projeto colocou no mundo o seu excelente EP de estreia, intitulado Year Zero.

Com cinco faixas inéditas, o registro aborda temas universais, como lidar com o passado, enfrentar nossos medos e aceitar mudanças. O EP foi originalmente planejado para sair em 2020, mas, com um ano tumultuado para todos, parecia apropriado esperar até o início de um novo ano para compartilhar sua mensagem.

Year Zero

Em conversa com o TMDQA!, Caio (vocal, guitarra, baixo) conta que o lançamento marca o “ponto de partida oficial como banda“, já que as músicas lançadas anteriormente foram gravadas quando a Komodo Fox ainda era o seu projeto solo.

Com a chegada de Philipp (bateria, teclados e backing vocals), o grupo pôde formar uma base mais sólida e, segundo o vocalista, o EP chega como uma coleção de músicas que representam a sonoridade que a dupla vem desenvolvendo, trazendo elementos do grunge e do rock alternativo com pitadas de música cinematográfica e metal.

O objetivo da Komodo Fox em Year Zero é convidar o público a uma jornada de autorreflexão, ao cantor sobre humanidade, ciência, sociedade, política… o passado, o futuro e o presente.

A gente acredita ser valioso olhar pra dentro de si e questionar o que é que a gente pode aprender com nossos erros para poder seguir adiante sendo seres humanos melhores.

Cada uma das músicas aborda um tema que acaba vindo muito do nosso íntimo, seja falando sobre a normalização da violência (‘Nightcrawler‘) ou sobre o quanto temos medo daquilo que é diferente (‘Change‘). Considerando o momento histórico pelo qual estamos passando coletivamente, trazer essa reflexão acabou sendo um processo bem orgânico.

Em uma abordagem DIY, a dupla gravou todas as trilhas de guitarra, baixo e piano em seus home studios. Já as baterias e os vocais foram gravados no estúdio MixBerlin. A mixagem e masterização são assinadas por Chriz Falk (Grossstadtgeflüster).

Desde a pré-produção até as master tracks, o processo levou cerca de 8 meses, com pequenos encontros nas casas um do outro ou no estúdio. Caio relata que houveram “muitas pausas e alguns atrasos causados pela situação com a pandemia“.

Você pode conferir o registro na íntegra logo abaixo.

Continua após o player.

Komodo Fox

Iniciada em 2018 como projeto solo, a Komodo Fox se tornou um “trio de rock de duas cabeças” no início de 2019. Segundo Caio, seu objetivo sempre foi formar um power trio, mas, sem sucesso ao encontrar um terceiro integrante que encaixasse bem na banda, isso acabou rolando de uma maneira um pouco diferente…

Como desde o começo eu gravava as linhas de baixo da banda, nós simplesmente continuamos operando desta forma. Para tocar ao vivo a gente usa essas linhas pré-gravadas, acionadas pelo Philipp através de um Roland SPD-SX, que é um sample pad que ele incorporou ao kit de bateria. A gente sempre acabava fazendo piada com o fato do Roland ser o membro mais eficiente da banda, e a partir daí veio a brincadeira do ‘trio de duas cabeças’.

Falando em shows, o grupo estava com datas marcadas para viajar pela Alemanha divulgando seu trabalho, mas a pandemia acabou trazendo mudanças nos planos. Em nossa conversa, Caio conta que a alternativa encontrada foi apostar 100% na divulgação digital, mas com o objetivo de criar conexões verdadeiras com o seu público.

É um trabalho que exige muita energia e a gente tem pleno conhecimento de que não queremos jogar o jogo “hardcore” das redes sociais, então nosso foco é compartilhar conteúdo que seja honesto, autêntico e que convide para um relacionamento.

Caio e Philipp estão preparando algumas novidades para os próximos meses e não veem a hora de começar a produzir seus próximos sons. Vale ficar de olho!

Já nas próximas semanas, a dupla irá disponibilizar algumas performances recentes em seu canal no YouTube, e, no final do mês, irá realizar uma “festa virtual para ouvir o EP“. De acordo com o músico, a ideia é “bater papo com a galera enquanto ouvimos as músicas juntos“. Maiores informações serão divulgados pelas redes sociais da Komodo Fox — Facebook / Instagram.

Komodo-Fox
Foto por Julia Assis

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!