Duran Duran
Divulgação
 

Um dos nomes mais pioneiros e sensacionais do Pop Rock está de volta. O Duran Duran acaba de lançar “INVISIBLE”, primeiro single de seu novo disco Future Past, previsto para chegar ainda este ano e se tornar o 15º trabalho de estúdio da lendária banda.

O pioneirismo segue firme: a nova música traz um clipe realizado por Huxley, artista criado em inteligência artificial, sem qualquer intervenção de humanos. O processo consiste na absorção das letras da música por parte de Huxley, além de vídeos, fotos e informações do quarteto.

A partir daí, o programa idealizado pelo neurocientista Karl Friston faz uma “análise própria do sentimento da música” e a mágica acontece, resultando em um vídeo sensacional e único.

Musicalmente, no entanto, a banda acerta em cheio novamente. Com timbres poderosos que soam como uma recontextualização do passado dos músicos, “INVISIBLE” mostra que o Duran Duran ainda está com tudo. A faixa conta com produção de Erol Alkan (The Killers, Ride) e tem participação especial de Graham Coxon (Blur) na guitarra.

Segundo o tecladista Nick Rhodes, a música “incomum” representa o valor que a banda dá à “arquitetura sonora”:

Sinto que em ‘INVISIBLE’ realmente esculpimos algo do modo como queríamos. Quando você mescla todos os instrumentos juntos, cria um som que talvez traga ao ouvinte a sensação de nunca ter ouvido aquilo antes.

Vale lembrar que, em mais um lembrete do vanguardismo da banda, as capas do single e do disco — ambas assinadas pelo artista japonês Daisuke Yokota — poderão ser adquiridas como NFT.

Future Past

Além das colaborações já citadas, o novo trabalho dos britânicos contará com produção de Giorgio Moroder Mark Ronson em outras faixas. Em relação às participações especiais, o álbum também terá contribuições de Lykke Li Mike Garson, este último famoso por seu trabalho com David Bowie.

Future Past é o sucessor de Paper Gods (2015) e já está disponível em pré-venda, chegando oficialmente em 22 de Outubro. Você pode acessar este link para adquiri-lo em formatos digitais e físicos.

Duran Duran – “INVISIBLE”

Falando sobre o novo single, o vocalista Simon Le Bon explica que é uma “música sobre um relacionamento unilateral que se tornou algo maior, sobre uma multidão que não quer ser silenciada ou deixada de lado”. Para o cantor, “parece algo certo para o agora” — e não poderíamos concordar mais.

Você pode conferir o espetacular clipe de “INVISIBLE” logo abaixo e, em seguida, veja também a capa de Future Past. Ah, e a nova faixa será apresentada ao vivo pela primeira vez no dia 23 de Maio, em participação da banda no Billboard Music Awards!

Duran Duran - "Future Past"

 
Compartilhar