Vacinados podem sair sem máscaras nos EUA
Foto por Alexandra_Koch via Pixabay

Parece que esse dia nunca chegaria, mas nos EUA as pessoas totalmente vacinadas já podem sair sem máscaras!

A ótima notícia vem diretamente do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país, que funciona como órgão regulador das medidas de combate ao vírus. A diretora e médica Rochelle Walensky afirmou em sessão na Casa Branca (via Rolling Stone):

Todos nós esperávamos por esse momento quando podemos recuperar algum senso de normalidade. Se você estiver totalmente vacinado, você pode começar a fazer as coisas que você tinha parado de fazer por conta da pandemia.

Naturalmente, existem exceções. De acordo com a doutora, pessoas que estiverem viajando em aviões e transporte público devem continuar usando o equipamento de proteção, assim como aquelas que trabalham ou visitam hospitais, asilos e prisões.

Da mesma forma, nada disso se aplica para pessoas que não tomaram nenhuma dose ou apenas uma dose do imunizante até agora — salvo no caso da Janssen, cuja imunização é feita em dose única. Ela explica:

Você continua sob risco de doença leve ou severa, de morte, de espalhar a doença a outros. Você deve continuar usando máscaras e deve receber sua vacina imediatamente.

A médica e diretora ainda ressaltou que as legislações locais devem ser respeitadas, incluindo o uso de máscaras para aqueles estados do país que possuem leis exigindo a prática.

Uso de máscaras após vacinação

Ainda nos EUA, o diretor do Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas, o Dr. Anthony Fauci, deixou claro que isso não é uma proibição para quem quer continuar se protegendo e usando as máscaras:

As pessoas têm que fazer suas escolhas pessoais. Não há absolutamente nada de errado com um indivíduo que tem um certo nível de aversão ao risco, uma vez que sabemos que o risco é extremamente baixo de ser infectado [após a vacinação] esteja você em ambiente interno ou externo. Mas há pessoas que não querem assumir esse pequeno risco e não há nada de errado com isso e elas não devem ser criticadas.

O atual presidente do país, Joe Biden, também se pronunciou reafirmando a decisão do CDC. Ele afirmou, no entanto, que ainda há “mais a fazer” com relação ao combate à doença, mas celebrou a ótima notícia. Você pode ver o Tweet ao final da matéria.

Por aqui, esse dia ainda parece distante. Nos EUA, 35,8% da população já está totalmente vacinada; no Brasil, esse número ainda é de apenas 8,81%, conforme dados publicados no dia 12 de Maio pelo UOL.

Nossa hora vai chegar!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!