Superpositivo

Ah, os anos 2000! Que época para ser brasileiro e que sensação curiosa de nostalgia misturada com vergonha que sentimos quando lembramos dos programas de televisão da época.

Em meio a inúmeras atrações do final dos anos 90 surgiu o Programa H, que revelou Luciano Huck como apresentador e também outras figuras populares do Brasil daquele momento, como a Tiazinha e a Feiticeira. Depois da saída de Huck, o programa passou a ser chamado O+ e ter a apresentação de Otaviano Costa, mas em 2000 sofreu outra reformulação.

Foi aí que surgiu o Superpositivo, apresentado inicialmente por Sabrina Parlatore sozinha. A ex-MTV logo abriu as portas para uma série de bandas do Rock nacional se apresentarem por lá e a direção do programa mudou radicalmente — antes focado totalmente no público masculino, com direito até a striptease ao vivo, agora a programação tinha também em seu elenco os gêmeos Flávio Gustavo Mendonça, que brincavam com as mulheres da plateia.

A receita deu certo por um tempo, mas um retorno de Otaviano serviu como prenúncio do fim ao ser encurtado justamente porque o apresentador alegou se incomodar com todo o erotismo que permeava a atração. Em 2002, o formato foi visto como desgastado e chegou ao fim, mas não sem antes nos deixar com belos registros da cena musical da época.

Superpositivo

Deixando de lado toda a pegada sensual, o Superpositivo recebeu uma série de artistas de diversos gêneros que faziam performances musicais em meio a um papo com a apresentadora.

Foi o caso do CPM 22, por exemplo, que deu uma declaração poderosa sobre o “Rock na veia” do brasileiro e também dos Raimundos, que apareceram pouco depois da saída de Rodolfo Abrantes tocando oito músicas no total — incluindo uma versão improvisada da cover de “Desculpe Mas Eu Vou Chorar” — e falaram sobre a “nova fase” da banda à época.

Também passaram por lá nomes como o Tihuana, com direito a performance de “Tropa de Elite”, e até a Shakira! Você pode relembrar esses icônicos momentos dos anos 2000 pelos vídeos abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!