raul-seixas-gita
Imagem: Divulgação

Gita” é um dos maiores clássicos da carreira do saudoso Raul Seixas e também da música brasileira. No mês de Abril, o clipe oficial da canção está completando 47 anos de sua estreia e, em comemoração ao seu aniversário, foi completamente restaurado e remasterizado em Full HD.

Há algum tempo, os perfis oficiais do maluco beleza nas redes sociais vinha presenteando seus seguidores com a restauração de vídeos, filmes em super 8 e imagens inéditas de Raulzito. Mas a grande surpresa chegou no último dia 28 de Abril, mesmo dia em que o clipe estreou em 1974.

Dirigido por Cyro Del Nero, então diretor de arte do Fantástico, o clipe (que por muito tempo foi conhecido apenas como “musical do Fantástico”) foi o primeiro a ser produzido em cores no Brasil, mas o segundo a ser exibido – depois de “Bom Tempo”, de Sônia Santos –, no primeiro Fantástico inteiramente em cores.

Abusando do famigerado Chroma Key, o vídeo foi inspirado no surrealismo e traz obras ilustres de Salvador Dali, Max Ernst, Bosch, entre outros. No plano principal, Raul soube atuar e traduzir visualmente a aura mística, sagrada e sentimentalista da música. Em entrevista ao Museu da TV, em 1998, Cyro contou sobre a produção:

Eu recebi Paulo Coelho e Raul Seixas. Eles queriam alguma coisa surrealista, onírica e o texto era ‘Gita’. Eu criei, com as figuras de Hieronymus Bosch, Salvador Dali, Odilon Redon e Francis Bacon, toda a mítica que o Raul queria passar. Construí uma roupa piramidal cônica para o Raul e ele ficou atrás dessa construção que era pintada de azul, para fazer efeitos de chroma key. Fiz tantos números de chroma key no Fantástico que adquiri um apelido: Cyro Chroma Key.

Gita

A música “Gita” foi inspirada no antigo livro hindu Bhagavad-Gita, que Raul Seixas disse ter lido três vezes em diferentes momentos de sua vida ainda hoje, a família de Raul guarda o exemplar do livro que pertenceu ao cantor. “Bhagavad-Gita”, em português, quer dizer “Canto do Senhor”. Apenas “Gita”, por sua vez, significa “canto”. Certa vez, falando sobre a canção, o cantor e compositor conceituou:

Pra mim é um canto diferente, longe do convencionalismo das músicas e próximo ao soar de uma trombeta que acorda cada indivíduo para o que ele tem dentro de si sem que saiba. Quando esse canto é entoado, desperta magicamente dentro de cada ser humano, abrindo as portas para uma verdadeira mutação de princípios e valores. ‘Gita’ fala do homem, do seu duelo entre o que tentaram fazer com que ele fosse e o que ele realmente é ou sempre desejou ser.

Você pode conferir o clipe oficial de “Gita” em full HD no player abaixo e, em seguida, saber um pouco mais sobre as restaurações das obra de Raul Seixas, que nos deixou em 1989.

Continua após o vídeo.

Restauração da videografia de Raul Seixas

Com curadoria de Vivi Seixas, filha de Raul, e restaurações assinadas por João Antonio Franz, alguns materiais raros e restaurados já foram disponibilizados no YouTube, como filmes super 8mm caseiros com cenas do cantor em estúdio, ao vivo, em família e na intimidade, além de sua passagem pela Discoteca do Chacrinha, em 1974.

Segundo o restaurador João Antonio, a estreia de “Gita” em HD dará início ao relançamento de todos os videoclipes que Raul produziu em sua carreira, desde 1974 até 1989, incluindo alguns vídeos raros que nunca haviam recebido tratamento de áudio e vídeo, além de alguns inéditos descobertos apenas recentemente.

Será um belo presente para os fãs e interessados na preservação da memória nacional, tanto musical quanto videográfica e televisiva, afinal, a história de Raul era tão visual quanto musical.

Sua figura forte, caricata e emblemática era traduzida perfeitamente para o vídeo, dando vislumbres do lado ator de Raul, afinal, o próprio dizia que ‘era tão bom ator que fingia ser cantor e compositor e todo mundo acreditava’.

Todos esses materiais são de fonte primária e de alta qualidade, tanto cedidos por emissoras de TV quanto vindos do acervo do artista, preservado por Vivi e Kika Seixas, sua ex-mulher e empresária.

Os perfis oficiais de Raul Seixas estão sendo atualizados constantemente com materiais e informações sobre sua vida e obra. Fique ligado!

YouTube: youtube.com/raulseixasoficial
Facebook: facebook.com/raulseixasnaweb
Instagram: instagram.com/raulseixasnaweb/
Twitter: twitter.com/RaulSeixasnaweb

ral-seixas-gita-restauração
Antes e depois da restauração de “Gita”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!