Bruce Dickinson (Iron Maiden) em avião da Embraer
Reprodução/Instagram

Em 1994, quando estava em carreira solo, Bruce Dickinson viveu uma das experiências mais únicas de sua vida ao se apresentar em Sarajevo.

A cidade estava sitiada por conta da Guerra da Bósnia e Bruce teve que entrar quase que contrabandeado no local, com apenas um objetivo: oferecer um dia normal aos fãs de Heavy Metal que se viam presos em um local consumido pelos horrores da guerra.

A ação foi feita em parceria com a ONU — que inicialmente tentou levar os Rolling Stones — e contou até mesmo com visita a um orfanato, composto por crianças que perderam seus pais durante os conflitos. No total, foram 13.952 pessoas mortas, das quais 5.434 eram civis.

Bruce Dickinson e o histórico show de Sarajevo em 1994

Esse show já foi documentado no filme Scream for Me Sarajevo, lançado em 2016. Mas, agora, Bruce quer contar a história daquelas pessoas e está escrevendo um roteiro ao lado de Sacha Gervasi para transformar tudo isso em um filme.

Ele falou recentemente sobre isso em uma entrevista (via Classic Rock):

Os poucos incríveis dias que passei em Sarajevo com a minha banda solo antes do Natal de 1994 foram alguns dos mais intensos da minha vida. Criar uma história para trazer as emoções, loucuras, tragédias e triunfos às telas não é uma tarefa fácil. Minha própria jornada foi como um vocalista de Heavy Metal cabeludo dirigindo por batalhas de armas de fogo até uma cidade que estava sitiada há mais tempo que Stalingrado.

A minha não era, claro, a única jornada acontecendo naquele dia e depois, em casa em Londres, eu deixei para trás em Sarajevo companheiros de viagem na estrada da vida. Esse filme é na verdade dedicado à história deles, não à minha.

Sensacional, hein? Esperamos poder assistir a essa história assim que possível! Você pode conferir a fala de Bruce na entrevista que está disponível na íntegra pelo vídeo abaixo, e aproveite para ver também o trailer de Scream for Me Sarajevo e sentir um pouco de como foi essa experiência.

https://www.youtube.com/watch?v=gYuNEF7Snok

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!