Nirvana, Kurt Cobain e a estreia de Smells Like Teen Spirit

17 de Abril de 1991 é um dia bem importante para a história do Nirvana, do Rock e da Música mundial.

Isso porque foi há exatamente 30 anos que a banda de Seattle liderada por Kurt Cobain entoou pela primeira vez um dos maiores hinos de todos os tempos com “Smells Like Teen Spirit”.

Cruzando as barreiras do Grunge e do Rock And Roll, o som se tornou instantaneamente reconhecível por fãs de gêneros como Pop e Hip Hop, e é difícil conhecer alguém que não seja tocado pela introdução do clássico.

Nirvana e a Primeira vez de um Hit

É claro que quando Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl apresentaram “Smells Like Teen Spirit” pela primeira vez a comoção não foi tão grande.

Toda música nova, por mais que se torne um grande hit, é recebida de forma morna pelo público, ainda mais em um ambiente ao vivo onde você não está necessariamente ouvindo a melhor versão técnica daquele som.

Além disso, o clipe de “Smells” foi também um dos grandes responsáveis para aliar imagem e som e traduzir o sentimento de uma geração que precisava botar muita coisa para fora.

Sendo assim, você pode assistir ao vídeo dessa estreia logo acima e perceber que enquanto há pessoas pulando, muitas estão contemplando algo ainda desconhecido.

Esse show aconteceu no O.K. Hotel, em Seattle, e o disco Nevermind seria lançado meses depois, em 24 de Setembro de 1991.

À época, a banda vinha excursionando para divulgar seu primeiro disco de estúdio, Bleach, lançado em 1989. Dave Grohl, baterista da banda que acabou fundando o Foo Fighters após a trágica morte de Cobain, havia entrado no grupo em 1990 e nessa performance já mostrou por que foi escolhido para substituir Dan Peters (Mudhoney).

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl já pensava em ter outra banda quando estava no Nirvana

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!