Foto de Joe Strummer por Steve Rapport

Joe Strummer, saudoso vocalista e guitarrista da incrível banda punk The Clash, teve grandes passagens em toda sua vida.

Uma delas aconteceu há exatos 38 anos, em 17 de Abril de 1983, quando o músico mostrou seus dotes físicos e completou os 42 quilômetros da Maratona de Londres em 4 horas e 13 minutos.

À época, Joe Strummer tinha 30 anos de idade, e a foto que ilustra esse post mostra que o cara permaneceu seguindo a estética do Punk, correndo inclusive com um belo moicano.

Joe Strummer e o “Aquecimento” de 10 Chopps

Qualquer pessoa que já tenha corrido provas de rua sabe que a véspera da competição é um período extremamente importante mesmo para distâncias menores como 5 ou 10 quilômetros.

É hora de descansar, pegar leve na comida, evitar qualquer tipo de desgaste e, obviamente, ficar longe do álcool.

Acontece que no caso de Joe Strummer, ele resolveu que seria uma boa ideia mandar pra ver nada mais, nada menos do que 10 “pints” de cerveja no dia que antecedeu a Maratona de Londres.

Um pint, medida usada para servir chopps no Reino Unido, tem cerca de 550 ml, o que significa que o líder do Clash ingeriu quase 6 litros da bebida na véspera da aclamada prova.

A revelação só veio em 1999, quando ele deu uma entrevista para a revista Steppin’ Out e foi questionado a respeito de outra maratona que havia corrido em 1982, a de Paris. Na ocasião, ele explicou como era seu treinamento para essas provas:

Jornalista: Você não correu a Maratona de Paris uma vez?
Joe: Sim. Eu corri três maratonas.

Jornalista: Corrija-me se eu estiver errado, mas é verdade que você nunca treinou para nenhuma delas?
Joe: Você não deveria me perguntar sobre os meus treinos, sabe.

Jornalista: Por que?
Joe: Porque não são bons e eu não queria que as pessoas copiassem.

Jornalista: Não me faça arrancar essa informação de você.
Joe: Okay. Se você quer, aqui está. Beba 10 pints de cerveja na noite anterior da corrida. Entendeu? E não corra nenhum passo pelo menos quatro semanas antes da corrida.

Jornalista: Nenhuma corridinha antes?
Joe: Não. Nada. E não se esqueça dos 10 pints de cerveja na véspera. Mas tenha certeza de que você irá colocar um aviso nessa matéria, dizendo ‘Não tentem isso em casa.’ Quero dizer, funciona para mim e Hunter Thumpson, mas talvez não funcione para outras pessoas. Eu só estou dizendo como é que eu faço quando eu corro.

 

Maratona de Londres, 1983

Em sua terceira edição, a Maratona de Londres aconteceu em um Domingo e teve o inglês Mike Gratton como vencedor, finalizando a prova em 2 horas, 9 minutos e 43 segundos. A prova feminina foi conquistada pela norueguesa Grete Waitz, que cruzou a linha de chegada na marca de 2:25:29.

O curioso é que a conquista de Waitz seria um recorde mundial que acabou durando apenas um dia, já que em 18 de Abril de 1983, Joan Benoit venceu a Maratona de Boston com o tempo de 2:22:43.

Adeus ao Ídolo

Cedo demais, o mundo perdeu Joe Strummer em 22 de Dezembro de 2002 quando ele tinha 50 anos de idade.

Talvez a ideia de fumar tantos cigarros durante a vida e tomar 10 cervejas antes de correr três maratonas não tenham sido as melhores para a sua saúde, já que ele faleceu após um ataque cardíaco.

Em 2020, a revista NME compartilhou fotos inéditas de Strummer correndo a maratona de Londres, todas tiradas pelo fotógrafo Steve Rapport.

Você pode ler a matéria e ver as imagens por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!