Anthony Garone
Crédito: reprodução

Já imaginou passar mais de duas décadas tentando exaustivamente aprender a tocar uma única canção na guitarra?

Pois foi o que aconteceu com o músico Anthony Garone. Ele aceitou o desafio de Robert Fripp, do King Crimson, depois que o veterano artista disse publicamente que a faixa “Fracture” era “impossível de tocar”.

E mais: Garone não somente dedicou 22 anos às tentativas frustradas de executar perfeitamente o clássico instrumental de 11 minutos como transformou sua saga pessoal em um livro intitulado Failure to Fracture.

Ao longo dos anos, Anthony publicou registros em um blog que mostravam sucessivos ensaios com o propósito de acertar a canção, até que ele, em 2015, participou de um curso no México com o próprio Fripp, o que tornou suas tentativas melhores.

No workshop, Garone aprendeu as técnicas de Robert para aprimorar a mecânica de execução e também percebeu que para executar “Fracture” com perfeição, precisaria reaprender a tocar guitarra.

Depois de tentar incansavelmente dia após dia, por horas seguidas, em 2016, ele finalmente conseguiu tocar pequenos trechos de “Fracture” e documentou o progresso em seu canal no YouTube chamado Make Weird Music.

Comentário de Robert Fripp

O esforço de Garone foi reconhecido até por Fripp, que chegou a comentar em um recente vídeo sobre as tentativas do músico anônimo. “Anthony passou 22 anos falhando ao tentar tocar ‘Fracture’. Na verdade, ele realizou um bom trabalho,” disse o guitarrista famoso.

“Fracture” integra o sexto álbum na carreira do King Crimson, Starless and Bible Black, de 1974.

Garone também tentou aprender “FraKctured”, faixa que aparece no 12º disco da veterana banda, The ConstruKction of Light (2000). Failure to Fracture já está na pré-venda e será lançado no dia 18 de Maio.

Confira a seguir o vídeo de Anthony Garone praticando “Fracture” e também a canção original:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!