John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2002
Foto de John Frusciante via Shutterstock

É difícil eleger o melhor guitarrista a passar pelo Red Hot Chili Peppers, mas o consenso geral aponta para John Frusciante.

E uma opinião de peso acaba de se juntar ao coro: a do próprio Dave Navarro, que substituiu John na lendária banda entre 1993 e 1998. Em uma participação no programa Guitar Greats Guest DJs, da SiriusXM, o músico que também faz parte do Jane’s Addiction falou:

Um dos meus guitarristas favoritos ainda conosco hoje, ainda vivo, ainda um amigo meu — tive a oportunidade de tocar com ele no ano passado pela primeira vez —, John Frusciante! Tanto eu quanto ele tocamos com o Red Hot Chili Peppers; ele estava na banda antes de mim, eu fiz o trabalho cerca de 5 anos depois que ele saiu e, desde então, ele já voltou à banda — acho que duas vezes, na verdade. Ele voltou, saiu e agora está na banda de novo.

Mas uma coisa sobre o John Frusciante é que ele é um guitarrista do caralho e um músico bem capacitado. E seus discos solo são belos também! Se formos olhar para o catálogo do Red Hot Chili Peppers, eu diria que seu trabalho em ‘Blood Sugar Sex Magik’ é provavelmente um dos meus preferidos que ele já fez. E há uma faixa ali chamada ‘If You Have to Ask’, na qual o John realmente mostra o Funk, o estilo minimalista de tocar, com um solo de guitarra incrível que merece ser aplaudido de pé e eles dão isso a ele no álbum.

E ele também incorpora alguns acordes tipo de Jazz Fusion que tipicamente você não ouve em uma banda de Rock, então uma das coisas que eu amo do jeito do John tocar é que ele pensa fora da caixa e essa faixa é exatamente isso.

Bom, agora é só ouvir “If You Have to Ask” e curtir, né? Você pode conferir abaixo, logo depois do vídeo com a declaração de Navarro.

Dave Navarro falando sobre John Frusciante

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!