Black Francis revela que cansou de perguntas sobre influência do Pixies no som do Nirvana

Black Francis, vocalista e guitarrista do Pixies, revelou que em um determinado momento ficou cansado de ser questionado sobre a influência de sua banda no som do Nirvana.

Sabe-se que o grupo liderado por Francis inspirou diversas bandas a partir do seu aclamado disco Doolittle, lançado em 1989. Além do Nirvana, nomes como Weezer, Radiohead e Blur também foram fortemente influenciados pelo rock alternativo do Pixies.

Em uma entrevista à revista Kerrang feita há dois anos e republicada há poucos dias, o músico foi questionado sobre as bandas que tiveram o Pixies como referência e passaram a utilizar a dinâmica de peso/suavidade que foi eternizada nas suas canções. Ele disse não ter se incomodado e respondeu:

Foi bom. Nós realmente não nos importamos. Nós não inventamos uma dinâmica barulhenta-silenciosa. Existe dinâmica em todos os tipos de música. Lembro-me de ouvir Sisters Of Mercy na discoteca e havia muita dinâmica naqueles grandes versos abertos com apenas um baixo, um bumbo [bateria] e uma caixa. Então algo maior aconteceu em outra parte da música que o ergueu. Há muitas coisas que tinham uma dinâmica como essa que pegamos de outras bandas. Não é realmente uma cópia.

Pixies e Kurt Cobain

Porém, Black Francis destacou na resposta que em um certo momento de sua carreira ele ficou chateado por sempre o questionarem sobre a influência que o som de seu grupo tinha nas músicas do grupo liderado por Kurt Cobain e de outras bandas de grunge.

E é natural que, se você fizer algo bom, outras pessoas dirão: Oh, eu gosto dessa banda’. Se alguém se torna famoso como o Nirvana, eu realmente não posso fazer nada com essa informação a não ser soar como um idiota pomposo sobre isso. Ou, se for na outra direção, eu corro o risco de parecer que eu não aprecio eles.

Em algum ponto, comecei a me ressentir um pouco também. Especialmente sendo questionado sobre isso, porque eu sabia que eles eram famosos e tinham alguns discos de muito sucesso, mas quando me perguntavam várias vezes sobre o Nirvana, eu pensava: ‘Onde eu entro nisso? Eu sou o Nirvana Jr? Estou sendo validado porque algum outro cara mencionou meu nome? ‘. É como, ‘Foda-se’. Não posso fazer nada a respeito.

Black Francis

O músico acrescentou dizendo que não chegou a conhecer Cobain e não falou com ele sobre o assunto.

Eu nunca o conheci. Acho que ele era uma pessoa tímida porque certamente estivemos nos mesmos edifícios ou nos mesmos lugares muitas vezes, mas nunca nos encontramos de fato.

Certa vez Krist Novoselic e Kurt chegaram a falar sobre como o sucesso “Smells Like Teen Spirit” carrega a dinâmica de peso/suavidade apresentada pelos Pixies em suas canções.

Comentamos por aqui que o próprio Kurt disse que com “Smells” ele gostaria de fazer “a música pop definitiva. Eu estava basicamente tentando copiar o Pixies. Eu admito”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!