Nas Cordas do Mundo, com José Vinícius
 

Com apenas 12 anos de idade, o jovem José Vinícius já mostra uma paixão pela música que poucos adultos têm em seu canal do YouTube, o Nas Cordas do Mundo.

O nome não é à toa: em seus vídeos, José passeia por canções de todo o mundo e as toca em instrumentos, como principalmente o violino. Entre as músicas que já fazem parte de seu repertório estão “Asa Branca”, “My Heart Will Go On” e até “Despacito”, mostrando que não há limites nos horizontes de seu crescimento musical.

O crédito, segundo o próprio Vinícius contou ao TMDQA! em entrevista exclusiva, é dado à mãe. Ele diz que ela “sempre [lhe] incentivou e mostrou vários estilos musicais”, mas também cita que participa de grupos musicais diferentes onde mora, o que gera uma oportunidade de “estar em contato com uma grande diversidade musical, desde música clássica até Rock”.

Nesse mês de Abril, no entanto, o plano é postar apenas músicas brasileiras. E ele começou com tudo, escolhendo “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, como a faixa de abertura para esse período. Ela sucede uma versão muito legal de “Asa Branca” na escaleta, a primeira postagem do garoto com esse instrumento.

Em geral, José Vinícius usa o violino para tocar as canções que gosta e explica. Ele conta que, além desses dois já citados, também sabe “um pouco de violão, guitarra, clarinete, teclado e flauta”. E não quer parar por aí: “tenho vontade de aprender a tocar muitos outros instrumentos, como violoncelo e saxofone”, conta.

Nas Cordas do Mundo

Sem dúvidas um dos grandes diferenciais do canal é que, ao invés de apenas tocar as músicas escolhidas, José Vinícius faz toda uma viagem na história e conta detalhes sobre as canções. Isso também é creditado à mãe, que segundo ele é educadora e foi fundamental para lhe auxiliar e também lhe incentivar a pesquisar, conhecer e estudar a música.

Mas ele também tem sua parcela (bem grande) de crédito. Natural de Campanha, em Minas Gerais, José sempre se envolveu com a música e conta que, aos dois anos de idade, já cantava o hino nacional. Seus presentes de aniversário, Natal, Dia das Crianças e qualquer outra coisa? “Sempre um instrumento musical, queria ter todos”, comenta.

A presença de atividades como uma banda marcial, uma corporação musical e um coral na cidade em que mora também o ajudaram a crescer no ramo, uma vez que participa de todas as atividades.

E a ideia é continuar trilhando esse caminho: “tenho muita vontade de viver de música, mas quem sabe?”, diz o jovem, que afirma gostar muito de se apresentar, “tocar violino para que as pessoas possam se divertir, se emocionar”. “É algo incrível”, diz ele, mas gravar vídeos “também é algo que posso conciliar”.

Afinal de contas, hoje em dia o YouTube é a fonte de renda de milhares de pessoas ao redor do mundo, e José Vinícius claramente leva jeito pra coisa. O projeto não está no ar há tanto tempo assim; o primeiro vídeo foi postado há 7 meses e, desde então, ele não para de evoluir, ainda mais quando levamos em conta o que o inspirou a criar o canal.

Ele conta:

No ano passado, com o início da pandemia, fiquei longe de muitos amigos e principalmente dos meus amigos e amigas da terceira idade, pessoas por quem tenho muito carinho e respeito. Com isso, pedi aos meus pais para me ajudar a fazer uma live em benefício aos idosos da minha cidade e, depois disso, veio a ideia do canal.

Esse carinho e respeito certamente estão presentes em todos os vídeos, como na homenagem ao Dia das Mulheres feito pelo jovem músico. E, pelo andar da carruagem, certamente continuarão nas próximas publicações — justamente por isso, recomendamos e muito que você se inscreva no Nas Cordas do Mundo. É só clicar aqui!

Abaixo, aproveite para conferir outros vídeos do canal e curtir as explicações e performances de José Vinícius.