Mick Fleetwood
Crédito: reprodução
 

Antes do falecimento de Peter Green, cofundador do Fleetwod Mac morto aos 73 anos em Julho do ano passado, seu companheiro de banda Mick Fleetwood reuniu um timaço em Londres para fazer música.

O encontro, que também contou com a presença de David Gilmour e foi produzido por Glyn Johns (The Beatles, The Who), se tornou ainda mais importante para Mick, que decidiu transformar a reunião em um disco.

Intitulado Mick Fleetwood & Friends Celebrate The Music Of Peter Green and The Early Years Of Fleetwood Mac, o álbum sairá ainda no dia 30 de Abril pela BMG e, para antecipar o lançamento, Fleetwood disponibilizou o clipe de “Albatross”.

Mick Fleetwood e David Gilmour

Há mais de três anos, quando o ímpeto dessa ideia começou, meu primo Kells sugeriu entrar em contato com David porque está claro que Peter foi uma influência em seu estilo e tom. Tenho a lembrança do David Gilmour ter vindo ver o Fleetwood Mac com Peter em Nova York no clube Scene, que era um pequeno local onde Hendrix e as pessoas apareciam para tocar a noite toda. Quando entrei em contato e perguntei se ele tocaria uma ou duas músicas no tributo, recebi de volta a carta mais inacreditável, na qual ele dizia que não tinha certeza se poderia fazer justiça às músicas e que tinha tanta reverência por elas que não sabia ao certo se era corajoso o suficiente para tentar.

“Dois anos depois, quando tudo estava acontecendo eu estendi a mão novamente para perguntar: ‘David, você está se sentindo corajoso o suficiente?’ Desta vez, ele disse que adoraria, então eu o deixei escolher qualquer música que ele gostasse. Ele era, e é, a personificação do ‘menos é mais’ estético que impulsionou a composição e execução de Peter, e ele me tirou o fôlego tocando ‘Albatross'”, completa Fleetwood, adicionando que a noite e o álbum são uma celebração à obra de um artista que influenciou gerações.

O evento contou com nomes que fazem parte da história do rock como Neil Finn (Fleetwood Mac), Noel Gallagher, Steven Tyler (Aerosmith), Billy Gibbons (ZZ Top), John Mayall, Christine McVie (Fleetwood Mac), Jeremy Spencer (Fleetwood Mac), Zak Starkey (The Who), Pete Townshend (The Who), Kirk Hammett (Metallica) e Bill Wyman (Rolling Stones).