James Hetfield, do Metallica
Foto via Shutterstock

As composições do Metallica são lendárias, consideradas por muitos como algumas das melhores da história da música pesada. Mas, acredite se quiser, o começo de carreira foi difícil para os músicos, que não acreditavam em seus próprios potenciais.

Em uma entrevista com Howard Stern em 2016, a banda foi questionada sobre as covers obscuras que fazia no início de carreira — algumas, aliás, chegaram até a serem gravadas e são tocadas até hoje em shows, como é o caso de “Am I Evil?”, do Diamond Head.

Na ocasião, o baterista Lars Ulrich contou como eles se aproveitavam da situação e deixavam os fãs acreditarem que essas faixas eram autorais:

Nós não contávamos pra ninguém que essas músicas não eram nossas. A gente só tocava. Aquele primeiro ano em Los Angeles, 1981 ou 82, a gente estava em LA tocando músicas de bandas obscuras da Europa que ninguém tinha ouvido antes — [e] a gente não dizia que essas músicas não eram nossas, mas a gente só subia e tocava.

Em seguida, James Hetfield complementa concordando com Stern quando ele questionava se eles faziam isso por não terem confiança nas escritas de suas músicas. Ele explica:

Bom, como todo mundo você é influenciado pelas coisas e isso forma o seu som, forma o que você gosta. E nós estávamos só fazendo uma homenagem a isso, sabe — mais tarde, com o ‘Garage [Inc.]’ e tal. Mas no começo, como o Lars estava dizendo, ninguém sabia que eram covers e nós as amávamos até chegar a hora de gravar a nossa demo. [risos]

A gente marcou um encontro com um ‘cara de gravadora, meu Deus!’. [Ficamos tipo] ‘Beleza, vamos nessa, vamos fazer uma demo. Bom, não podemos tocar essa música, essa música, essa música…’. [Ele dizia] ‘Como assim?’ E aí nós tínhamos aquelas [músicas] realmente longas, bem arrastadas e épicas e [ele perguntava] ‘O que aconteceu com todas as músicas curtas?’ Bom, eram covers. [risos]

Já pensou se eles tivessem desistido por ali? Que bom que não foi o caso e hoje temos uma das discografias mais interessantes do Metal pra ouvirmos quando quiser. Você pode ver essas falas pelo vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Veja show icônico do Metallica com covers Punk censurado pela MTV

Metallica falando sobre falta de confiança em composições

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!