Attack on Titan

Publicado pela primeira vez em 2009, Attack on Titan está finalmente chegando ao fim. O mangá se encerrou neste dia 8 de Abril de 2021 (9, no Japão), completando os capítulos que serão compilados no 34º volume a ser lançado por volta de Junho.

A adaptação para anime também chegará ao fim em breve, com a primeira parte da última temporada tendo sido finalizada em 28 de Março e a segunda parte prevista para chegar no início de 2022.

Sem dúvidas uma das histórias que mais gerou debates nos últimos anos por sua temática politizada e mais adulta do que o normal, Attack on Titan se torna um marco da animação japonesa nos últimos anos e será celebrada por anos a fio. Em meio a tudo isso, no entanto, está uma excelente trilha sonora.

Além de ótimas canções que integram episódios específicos, é claro que o foco principal está nas aberturas e encerramentos do anime e, hoje, resolvemos montar um ranking das primeiras como forma de celebrar essa obra incrível. Confira a seguir!

6Linked Horizon – “憧憬と屍の道” (“Shoukei to Shikabane no Michi”)

Certamente a banda mais associada ao anime, o Linked Horizon deu sua última contribuição (até agora) com “Shoukei to Shikabane no Michi”, a 5ª abertura no geral, que integrou a segunda parte da terceira temporada.

Definitivamente a fórmula que deu certo em outras das canções do grupo (que serão citadas mais pra frente) pareceu se esgotar e, ainda que seja de fato diferente das outras, a 5ª abertura realmente mais parece uma cover das anteriores. A parte mais legal da faixa, aliás, está no trecho que acabou cortado da versão de TV. Não conquistou.

5Linked Horizon – “自由の翼” (“Jiyuu no Tsubasa”)

Claro, todas as aberturas de Attack on Titan tem uma boa pegada de Metal Sinfônico e, até pra quem não curte o gênero, é possível dizer de forma geral que os encaixes são interessantes. O mais difícil de engolir, no entanto, é o de “Jiyuu no Tsubasa”.

A canção foi a 2ª abertura no geral, aparecendo pela primeira vez no episódio 14 da primeira temporada. O tom épico está ali mas, pra ser sincero, é difícil ser movido pela canção em meio a tanta fritação.

4Yoshiki & HYDE – “Red Swan”

Como fã incondicional de Yoshiki HYDE, chega a doer ter que colocá-los em uma posição tão baixa. “Red Swan” é uma música incrível, assinada por dois dos maiores ícones do Rock no Japão — membros de X Japan L’Arc˜en˜Ciel, respectivamente — mas, infelizmente, não casa com o anime tão bem quanto as outras.

Melhor ouvir em outro contexto.

3Linked Horizon – “心臓を捧げよ!” (“Shinzo wo Sasageyo!”)

Apesar de ter sido mais curta, a segunda temporada de Attack on Titan foi intensa. E ela não poderia ser representada melhor do que com a ótima “Shinzo wo Sasageyo!”, que se traduz para algo como “sacrifiquem seus corações” e definitivamente se tornou uma parte relevante da trama até o fim.

Aqui, realmente chegamos em um ponto onde fica difícil escolher qual a melhor. Colocar essa em 3º lugar é um critério totalmente pessoal, já que a música em si talvez seja um pouco mais genérica do que as outras duas. Ainda assim, é excelente!

2Linked Horizon – “紅蓮の弓矢” (“Guren no Yumiya”)

Além da sensação nostálgica, “Guren no Yumiya” é impactante do começo ao fim. A canção introduz logo de cara alguns dos temas que vão ser explorados dali pra frente e, em questão de ambientação, faz um trabalho perfeito de dar o tom do anime — pesado, épico e cheio de reviravoltas.

Não é à toa que o Linked Horizon ficou responsável por grande parte das aberturas de AOT.

1Shinsei Kamattechan – “僕の戦争/My War” (“Boku no Sensou”)

O caminho de quem começa a assistir à última temporada de Attack on Titan é quase sempre o mesmo: a confusão e a sensação de nenhuma empolgação com a abertura é, a cada novo episódio, substituída pela noção de que “My War” foi a escolha absolutamente perfeita para o arco em questão.

A cada cena bizarra no anime, a abertura tão bizarra quanto vai fazendo mais sentido e logo se transformou na mais querida quase consensualmente pelos fãs da obra. Por aqui, não pensamos diferente e só temos a elogiar o trabalho incrível do Shinsei Kamattechan, que saiu bastante de sua zona de conforto para fazer a canção.