jethro_tull_aqualung
Imagem: Reprodução / Instagram

Com mais de 50 anos de história e incríveis 21 álbuns de estúdio, a banda britânica Jethro Tull merece, facilmente, o título de dinossauro do rock. O grupo, que comemorou em Março o 50º aniversário do álbum Aqualung, acabada de lançar um clipe em animação para sua faixa-título.

O clássico de 1971 recebeu um vídeo dirigido por Sam Chegini. A produção abre apresentando o famoso velho que ilustra a capa do disco, mas logo parte para uma dura e necessária reflexão sobre a situação dos desabrigados e o evidente contraste social. O clipe chama atenção para aqueles que vivem nas ruas da cidade até refugiados deslocados ao redor do mundo.

Ian Anderson, o frontman do Jethro Tull, também marcou presença fazendo uma participação especial no filme. O músico aparece jogando xadrez e tocando, por meio do efeito de animação do rotoscópio. Ian conta que a ideia de revisitar a música em um clipe inédito veio de Jakko Jakszyk, atual vocalista do King Crimson.

Por sugestão de meu amigo, Jakko Jakszyk, do King Crimson, entrei em contato com um jovem cinegrafista / diretor iraniano, Sam Chegini. Ele entregou uma versão única da música ‘Aqualung’, com imagens abstratas e documentais. Um jovem talentoso com um futuro brilhante nas artes musicais.

No início de Março, o Jethro Tull comemorou os 50 anos de Aqualung com uma live especial onde Anderson comentou todo o álbum faixa por faixa. Em 2021, a banda também está comemorando o 40º aniversário do álbum A, que será relançado em um box especial com três CDs e três DVDs, previsto para chegar no dia 16 de Abril.

Você pode conferir abaixo o clipe de “Aqualung”.

Continua após o vídeo.

Novo livro e álbum do Jethro Tull

Atualmente, Ian Anderson está preparando um novo livro, intitulado Silent Singing, que compilará todas as suas composições, desde o álbum de estreia do grupo This Was, de 1968, até o novo álbum ainda não lançado do Jethro Tull, The Zealot Gene.

O livro está previsto para chegar em Junho, mas o álbum ainda não teve sua data de lançamento anunciada. The Zealot Gene marcará o primeiro álbum da banda em quase 20 anos, já que seu último registro de estúdio, um especial natalino, saiu em 2003.

silent-singing-jethro-tull
Imagem: Reprodução

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!