iza_sabino
Foto por iulle

Em tempos de instabilidade social e política, falar de amor é um ato de resistência. E, quando essa mensagem parte de uma mulher negra LGBTQIA+, isso se torna ainda maior. Foi essa necessidade de falar sobre afeto que inspirou a rapper mineira Iza Sabino no seu novo single solo, “Antes”.

A canção, que estreia com exclusividade aqui no TMDQA!, chega hoje, 2 de Abril, nas principais plataformas de streaming. Para a composição, a cantora teve como uma das fontes de inspiração a procura por amores leves. Iza conta que apesar de suas experiências românticas não terem sido muito saudáveis, elas a ajudaram a reconhecer o que queria.

Essa vivência me ajudou a compor a música. Eu escrevi aquilo que imagino e acredito que seja amar alguém: algo leve, bonito e imenso que vem pra agregar.

No entanto, as experiências pessoais não foram a única força por trás da necessidade de colocar afeto no mundo. Outro elemento que intensificou a urgência de Iza em abordar a sutileza do sentimento foi o atual cenário de pandemia do novo coronavírus.

A rapper reflete sobre a carência de conversarmos sobre o amor e afirma que solta a música agora “pra dar uma descontraída de tudo o que está acontecendo” e “colocar entre parênteses o quão gostoso é viver”, ecoando, também, a necessidade do autocuidado no momento que o país atravessa. Em conversa com o TMDQA!, Iza ainda relata que a quarentena tem resultado em um processo bem acelerado de compor.

 Ano passado a gente também tava em mês de pandemia quando eu lancei o álbum [‘Glória’, 2020], e eu tô tirando um tempo pra estudar e a gente acaba reparando mais as coisas de uma forma mais sensível e delicada. Eu comecei a testar formas diferentes de escrever e tá sendo bem importante pra mim me descobrir dessa forma, junto com a versatilidade e jeito de pensar.

Iza Sabino e Ecologyk

Para dar vida à letra de “Antes”, Iza contou com a produção de Ecologyk. O DJ e produtor paulista traz uma bagagem extensa, que reúne uma passagem pelo Lollapalooza Brasil e trabalhos com MC Guimê, Haikaiss, OSHUN, Tuyo, Froid e Negra Li; além de ter sido o primeiro DJ brasileiro a lançar pela Universal Music Japan.

O single chega pelo selo MacacoLab — braço da A Macaco Indústria Criativa, responsável pelo megafestival Sarará — e marca a primeira parceria da rapper com o produtor. Iza nos explica que conheceu o trabalho de Ecologyk pela internet e, quando parou para ouvir com atenção, ficou impressionada.

Assim que eu vi, eu achei muito massa! Gostei pra caramba e resolvi entrar em contato com ele pra gente fazer essa parceria. Ele me mostrou algumas produções dele e eu achei muito daora. Ele é um cara muito massa, gente boa.

O single apresenta batidas de funk que ganham novas dimensões nas mãos de Ecologyk, ao somar com a inserção de elementos do samba e o jogo de camadas de sonoridades futuristas. A base construída pelo produtor faz a cama perfeita para o flow da rapper. Você pode conferir e curtir o resultado dessa parceria no player abaixo.

Continua após o player

Os próximos passos de Iza Sabino

Iza é integrante do grupo Fenda e iniciou a sua carreira no tradicional Duelo de MCs de Belo Horizonte. A artista traz no currículo parcerias com Djonga, FBC, Coyote Beatz, Tasha & Tracie e Sidoka. Em sua discografia, a cantora conta com o álbum “Glória”, registro que marcou sua estreia fonográfica solo em Novembro de 2020.

Apesar de não ser parte de um futuro álbum, o single “Antes” marca o início de uma série de músicas que a rapper deve lançar durante o ano. Tentamos adiantar um pouco do que vem por aí e Iza nos adianta que novas parcerias estão a caminho!

Algumas músicas estão gravadas, mas só como guia pra eu reformular e ver os próximos lançamentos. Oficialmente não tem nenhum ainda gravado. E sobre os feats podem esperar, sim! Vai ter um feats daora aí!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!