Edgard Scandurra cita em vídeo os cinco guitarristas que mais influenciaram sua carreira
Reprodução / YouTube

Há um mês Edgard Scandurra, lendário guitarrista do IRA!, decidiu produzir mais conteúdos para seu canal do YouTube falando sobre suas músicas, curiosidades da carreira, vida pessoal e outros temas.

Entre os vídeos disponibilizados, em um deles Edgard aponta os cinco guitarristas que mais o influenciaram como músico.

Citando Jimi Hendrix, Jimmy Page, Jeff Beck, Andy Gill e Pete Townshend, Scandurra os descreve como “monstros sagrados da guitarra” e faz uma breve explicação sobre suas escolhas.

Eu sei tocar por causa das minhas influências. Eu amo a música por causa das minhas influências.

Os Guitarristas Favoritos de Scandurra

Para o primeiro lugar, o músico nomeou Jimi Hendrix. Segundo ele, o guitarrista foi uma escola, conseguiu mostrar o poder da guitarra de uma forma diferente dos outros artistas e ajudou a abrir portas pelo fato de ser canhoto, como Edgard:

O Hendrix fazia a guitarra falar quase que literalmente. O cara morreu com 27 anos, muito jovem, no momento em que as pessoas ainda estavam descobrindo pedais, guitarras, novos amplificadores, então tudo ainda era muito precário, vamos dizer assim. Ele conseguia sons mágicos, incríveis.

Em seguida Edgard falou sobre Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, e Jeff Beck. Sobre Page, ele destacou a criatividade do artista e sua dedicação à banda que sempre apresentou um som maravilhoso que foi produzido pelo próprio guitarrista.

Já em relação a Beck, o músico confessou que aprendeu a admirar seu talento recentemente pois, apesar de gostar dele, demorou para entender a fase jazz rock do guitarrista.

Aqueles acordes mais esquisitos são uma coisa que você tem que viver mais para entender o quão genial é o Jeff Beck.

O próximo a ser escolhido foi Andy Gill, do Gang of Four, que de acordo com o brasileiro foi uma influência muito forte na “desconstrução do mito do guitarrista virtuoso”.

Ele não era aquele cara que pega a guitarra e faz solos absurdos, ele fazia ruídos com a guitarra, tirava um som de uma nota só da guitarra, ele foi por esse caminho do anti-herói da guitarra. Os discos do Gang of Four são todos maravilhosos.

Por último mas não menos importante, Scandurra falou sobre Pete Townshend, do The Who. O artista disse que Pete segue a linha de Jimmy Page em se dedicar muito para a banda e apontou seu ótimo trabalho nas músicas do grupo.

A gente pensa nele não só como guitarrista, mas no compositor que ele é. Ele fez quase todas as músicas importantes do The Who.

[…] Ele foi se tornando cada vez mais um grande solista. Tive a oportunidade de ver um show do The Who e acho que foi um dos shows mais lindos que eu já vi na vida, foi inesquecível.

Para encerrar o vídeo, Edgard destacou que os cinco caras são “muito importantes” para eles. Confira o vídeo completo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!