Notícias

Gorillaz anuncia venda de NFT e é criticado por impacto ambiental monstruoso da tecnologia

Gorillaz está sendo bastante criticado nesses últimos dias por conta de uma hipocrisia que alguns fãs enxergam no comportamento do grupo liderado por Damon Albarn.

Há alguns anos, a banda lançou o disco Plastic Beach falando justamente sobre os impactos ambientais que a Terra vinha sofrendo e, agora, os caras anunciaram que vão comercializar um NFT — nova tecnologia “da moda” na música e na arte em geral — para celebrar o 20º aniversário do disco homônimo de estreia.

Advertising
Advertising

Acontece que, como conta a NME, um relatório recente da Wired vem chamando atenção por apontar o impacto ambiental monstruoso que essa tecnologia possui. Para que o NFT seja vendido, é necessário passar por um blockchain — uma espécie de rede de computadores super segura.

Segundo essa reportagem, um site que leva 10 segundos para emitir um NFT pode gastar cerca de 8,7 megawatts de energia, o que equivale ao que uma família “padrão” gasta durante um ano inteiro. Justamente por isso, é bem claro o efeito devastador que isso pode ter no meio ambiente se continuar se popularizando.

Continua após o Tweet

Impacto das criptomoedas no futuro

Toda essa questão com o Gorillaz, no entanto, é apenas um dos diversos problemas que a tecnologia apresenta.

O pagamento de uma venda de NFT é feito sempre com criptomoedas e já faz algum tempo que o ato de “minerar” essa moeda vem se popularizando. É por isso, inclusive, que diversas placas de vídeo tiveram aumentos em seus preços há algum tempo (elas ajudam o computador a fazer a tarefa mais rapidamente); da mesma forma, não é à toa que muitos programas de Torrent vêm deixando computadores mais lentos, uma vez que “roubam” a memória dos computadores de seus usuários para minerar bitcoins e afins.

Não cabe a nós dizer se a venda de NFTs é ou não o futuro da indústria artística. Claro que a tecnologia traz inúmeros benefícios aos artistas — como um pagamento que muitos consideram como mais justo — mas, sem dúvidas, é preciso apontar para as falhas e impactos que isso pode ter no curto, médio e longo prazo.

Published by
Felipe Ernani