Iron Maiden com Blaze Bayley

Os anos 90 foram marcados pelo Grunge e, enquanto isso no Heavy Metal, o Iron Maiden lidava com a fatídica era Blaze Bayley.

O vocalista assumiu o lugar de Bruce Dickinson e acabou produzindo os dois discos de menor sucesso da lendária banda — The X Factor Virtual XI — tanto comercialmente quanto criticamente.

Os números nem se comparam, mas Blaze ainda acredita que o Heavy Metal tenha vivido uma “guerra” com o gênero comandado por nomes como NirvanaAlice in Chains e Pearl Jam. Ele falou recentemente ao Crowcast (via Blabbermouth) sobre como a MTV passou a deixar os metaleiros em segundo plano e desabafou sobre essa época:

Quando eu estava no Maiden, nós estávamos em guerra com o Grunge, cara. O Grunge estava tentando nos matar. A mídia do Reino Unido, eles achavam que várias bandas tinham a bunda virada pra lua, e eles queriam que o Maiden morresse. Nós fomos até a terra-mãe da morte — nós tocamos em Seattle no auge do Grunge, cara, e foi um dos piores shows que eu já fiz. Tinha toda essa gente olhando pra nós como se fôssemos algum tipo de dinossauro, e eles ficavam tipo, ‘Por que eles ainda não morreram?’ E aí você tem algumas fileiras na frente falando, ‘Maiden! Isso!’ É simplesmente inacreditável. E essa foi a guerra que tivemos com o ‘The X Factor’ e o ‘Virtual XI’. Nós estávamos lutando pela própria existência do Heavy Metal de verdade. E onde estão eles agora? Metal é pra sempre, porque está no coração dos fãs.

Me desculpe, mas o Grunge, era a moda. E a melhor coisa do que eu faço é que nunca está na moda. Eu sou sempre impopular, e é por isso que eu já durei tanto tempo. Eu sou pequeno, mas se eu fosse ser realmente popular, eu teria crescido e depois sumido. ‘Já ouviu falar do Blaze Bayley?’ ‘Sim, não é aquele artista que é bem pequeno, uma figura cult?’ ‘Sim.’ E eles dizem isso há 25 anos, a mesma coisa. Então por conta disso eu nunca desapareci. Se todo mundo gostasse de mim, seria o beijo da morte na minha carreira.

E aí, concorda com essa fala? Vale lembrar que algumas das bandas Grunge seguem bem firmes por aí, como os próprios Alice in Chains e Pearl Jam, enquanto o Nirvana teve o seu trágico fim mas foi sucedido pelo enorme sucesso do Foo Fighters.

De toda forma, você pode conferir a fala completa de Blaze pelo vídeo logo abaixo.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!