Dave Grohl na bateria
Reprodução/YouTube

Não há dúvidas de que a bateria de Dave Grohl em “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, está entre as mais marcantes da história.

Isso é verdade não apenas pela linha, que se encaixa perfeitamente na temática mais agressiva da música e no instrumental cru e poderoso, mas também pelo timbre que se tornou referência mundial. Em um vídeo disponível no YouTube, o baterista e hoje líder dos Foo Fighters explica como alcançar esse som:

Então essa é a primeira coisa que você faz: você monta seu kit e começa a arrumar os seus microfones. Uma sala como essa tem um ótimo decaimento, então você espalha os microfones pela sala para capturar isso, você põe microfones próximos na bateria…

Em seguida, os produtores James Brown Butch Vig explicam que todos esses microfones ficam espalhados por diversas faixas, fazendo com que os responsáveis tenham recursos para usar um pouco de cada um dos microfones e achar o equilíbrio para o timbre perfeito.

Dave ainda termina relatando o que vem depois:

Uma vez que você consegue um bom take de bateria, aí é tipo, ‘Ah, ok, agora a gente tem o começo da música. Agora podemos realmente começar a colocar outras merdas por cima.’

Você pode ver isso tudo pelo vídeo abaixo — e vale a pena ver até o fim para conferir um clipe que mescla cenas de Dave no passado recente com o clipe de “Smells Like Teen Spirit”. De arrepiar!

Dave Grohl explicando a bateria de “Smells Like Teen Spirit”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!