Twenty One Pilots no Lollapalooza Brasil 2019
Foto: Stephanie Hahne

Um simples post do vocalista do Twenty One Pilots, Tyler Joseph, causou um rebuliço no Twitter.

Na madrugada de hoje (24), o cantor usou sua conta pessoal na rede de microblogs para postar a frase “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”). Foi o que bastou para que Joseph começasse a ser criticado por lá e parar nos trending topics (assuntos mais comentados). A postagem já acumula mais de cinco mil comentários até o fechamento desta matéria.

As críticas estão associadas a um episódio ocorrido em Setembro passado, quando Joseph fez piada sobre usar as redes sociais para tomar um posicionamento diante de causas importantes.

Na ocasião, a #BlackLivesMatter estava bastante em evidência e os fãs cobravam que Tyler se posicionasse sobre o tema nas suas plataformas. Ele então ironizou ao postar uma foto usando calçados com plataformas e um usuário do Twitter trouxe de volta o post.

“Vocês continuam pedindo para eu usar minhas plataformas. Parece bom tirar a poeira desses meninos maus,” escreveu o artista.

Outro usuário da rede postou: “Eu não vou te elogiar por dizer isso depois de zoar o movimento alguns meses atrás”.

Na época, Joseph, junto com links sobre “Black Lives Matter”, respondeu: “Meu tuíte não era sobre direitos humanos. Então se você se pergunta como eu me posiciono: Vidas Negras Importam. Eu só queria um momento para criar consciência a respeito de algo que significava muito para mim por um longo tempo. Mas agora vejo que não existe espaço para isso”.

Pedido de Desculpas

Em uma transmissão ao vivo depois de toda a polêmica, Tyler comentou:

Alguns meses atrás, eu excluí um tuíte sobre uma piada a respeito das minhas plataformas. Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para me desculpar. Foi errado e eu não deveria ter feito. Agora eu vejo como pode ter machucado pessoas e de fato machucou. Eu gostaria de poder retirar aqui, mas eu não posso e lamento por isso. Espero que vocês possam me perdoar e entendo que para algumas pessoas esse pedido não será suficiente e tudo bem.

Black Lives Matter

O movimento “Black Lives Matter” começou depois que, em 2013, um cidadão americano chamado George Zimmerman foi absolvido no tribunal da Flórida depois de matar um adolescente preto desarmado no ano anterior. O jovem se chamava Trayvon Martin.

Em 2020, a hashtag novamente ganhou força quando George Floyd foi morto covardemente pelas mãos de policiais de Minneapolis, resultando em inúmeras manifestações ao redor do mundo contra o racismo e o fim do genocídio de pessoas pretas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!