Nas -
 

Um dos mais relevantes álbuns da década de 1990 e responsável por marcar a estreia do rapper Nas, Illmatic foi adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano.

Nesta quarta-feira (24), a bibliotecária do Congresso Carla Hayden, primeira mulher a ocupar o cargo, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Junto com Illmatic, outros 24 álbuns foram integrados ao catálogo da Biblioteca do Congresso, considerada a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, somando 143 anos de existência. Neste ano, eles receberam 900 inscrições a serem consideradas para registro público.

Além de Nas, a lista de 2020 inclui Kool & The Gang’s com o single “Celebration” (1980), Janet Jackson com o álbum Rhythm Nation 1814 (1989) e Labelle com a clássica canção “Lady Marmalade” (1974).

Nas se pronunciou

Vencedor na categoria de Melhor Álbum de Rap no Grammy 2021 por King’s Disease (o primeiro apesar da extensa carreira), Nas afirmou que está “orgulhoso por ser de Queensbridge, onde toda a comunidade se considerava família”.

Você conhece a história, é o bem, o mal, e eu estava apenas tentando sobreviver.

Lançado no dia 19 de Abril de 1994, Illmatic alcançou a posição de número 12 na parada Billboard 200 e vendeu mais de 60 mil cópias somente na primeira semana.

O disco se juntou a outras pérolas do Rap como The Blueprint, do JAY-Z, The Chronic, do Dr. Dre, The Miseducation of Lauryn Hill, da Lauryn Hill, entre outros.

 
Compartilhar