Metallica no MTV Europe Awards 1996
Reprodução/YouTube
   

Em 1996, o Metallica foi chamado para ser uma das atrações do MTV Europe Music Awards e a ideia da emissora era que a banda fizesse uma “apresentação família” — ou seja, sem palavrões e sem um comportamento “agressivo”.

Justamente por isso, foi combinado previamente que os caras tocariam o então single “King Nothing” e ficaria por isso mesmo. Acontece que, logo depois de Robbie Williams introduzi-los, não foi bem isso que rolou.

Ao invés de tocar a canção do disco Load, o Metallica resolveu mostrar sua indignação tocando dois covers Punk que são notáveis por seus conteúdos gráficos: “Last Caress”, dos Misfits, cuja letra fala sobre assassinato e estupro, e “So What?”, do Anti-Nowhere League, que é famosa por ter diversos palavrões e ainda tem referências a bestialidade.

A mensagem foi recebida com clareza pela MTV, a ponto de fazer com que a banda fosse banida de cerimônias por um tempo. Além disso, a apresentação foi censurada em todas as reprises depois da original — mas, felizmente, existem gravações disso e você pode conferir uma pelo vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Em 1996, Metallica irritava fãs por causa dos seus cortes de cabelo

Metallica tocando covers Punk em show censurado pela MTV