Vanessa Krongold
Crédito: divulgação

A cantora e compositora Vanessa Krongold, vocalista do Ludov, lançou o clipe feito para a canção “Dois e Dois”.

O vídeo, realizado pela Theodora Filmes e dirigido por Cris Albano, incorpora a temática do Shibari, arte performática contemporânea que tem origem japonesa milenar e já foi de uso militar.

Ela propõe uma relação de dominância e submissão ao se utilizar de cordas e restrições de movimentos para criar dinâmicas estéticas, de afeto e também erotismo. Para tal, o clipe contou com a presença de Sansa Rope e Citera Kate, participantes da cena BDSM de São Paulo.

Para quem não sabe, a sigla BDSM representa um conjunto de práticas consensuais envolvendo bondage e disciplina, dominação e submissão, sadomasoquismo e outros padrões de comportamento sexual humano.

“‘Dois e dois’ é um clipe sobre o empoderamento do desejo feminino. Sobre a escolha que duas mulheres fazem de viver uma relação não orientada por convenções sociais comuns. Fala do desejo de usar nossos corpos da maneira que bem entendermos, mesmo que esse desejo relacional desperte diferentes interpretações e julgamentos em quem observa,” comenta Cris.

“Gostaria que o clipe pudesse reforçar mulheres a sentirem e praticarem a liberdade do corpo erotizado (ou não), sem amarras (ou com), dominante (ou submisso). Não há nada errado em normalizar esses desejos conscientes, contrariando a ideia de convenções relacionais, apagando especialmente a ideia de dominação masculina e submissão feminina,” completa a diretora.

A música integra o primeiro álbum solo de Vanessa, Singular, lançado no final de 2020.

Bamba EFX

bamba-efx
Foto por Edsoul Figueroa

A banda Bamba EFX divulgou no YouTube uma sessão de estúdio de “Mahamaya”, em parceria com o pianista e jazzista carioca Jonathan Ferr. O lançamento dá sequencia ao projeto de singles inéditos acompanhados de vídeos ao vivo exclusivos.

“‘Mahamaya’ é um desafio para gente. Ela explora vários caminhos diferentes, tem mudanças de climas, de grooves. Se pudermos destacar alguns pilares, seriam: os riffs de guitarra/baixo e a bateria, que formam uma base firme e seguram a onda para as vozes e teclados permearem e preencherem a música,” afirma o baterista Bona.

“A Bamba traz uma sonoridade muito única, muito fresca. Eu comparo quando você vai à uma feira e compra uma fruta fresca, vem aquele cheiro gostoso, sabe? A banda tem esse cheiro gostoso, você ouve o som deles e aquilo soa novo, fresco,” opina Jonathan.

Além de Bona, a Bamba EFX traz na sua formação Carolla (voz), Bona (bateria), Juca Natal (guitarra) e Felipe Ribeiro (teclado).

Anteriormente, eles haviam lançado o clipe da faixa “Bennu”.

REFORME

REFORME
foto: divulgação

A banda gaúcha REFORME lançou nas plataformas de streaming o clipe feito para a canção “Revigorar”, através do selo musical Habrok Music.

O vídeo, dirigido por Filipe Matos, mostra os integrantes do grupo com respiradores conectados ao nariz, em alusão à pandemia da Covid-19.

Anteriormente, o grupo havia liberado o single “Tudo Vai Mudar”, que também ganhou clipe, dirigido por Vanessa Baron.

Manifeste

Manifeste
foto: reprodução

A banda paulistana Manifeste lançou recentemente nas plataformas digitais seu EP de estreia, Boa Noite.

O compacto apresenta seis canções e duas delas, a faixa-título e “Solidão”, já haviam sido divulgadas. Outro destaque do trabalho é “Limite”, música que traz a participação especial do cantor Ulysses Melo, da Amen Jr..

“Nosso processo criativo é muito menos mecânico do que talvez deveria, muito pelo fato de sermos, há muito tempo, super próximos um do outro na banda. Na maioria das vezes operamos de maneira muito orgânica,” comenta o vocalista Façanha sobre o lançamento.

“Geralmente as harmonias nascem com os nossos guitarristas e depois geral começa a meter a mão naquele áudio que foi compartilhado. Eu costumo escrever a maior parte das letras, tendo o Silvio (Junior, guitarrista) como colaborador em algumas,” completa o músico.

A atual formação do grupo é completada por Igor Loth (baixo), Bruno Santana (guitarra) e Jhow Onorato (bateria).

2loboS

2loboS
foto: divulgação

O duo potiguar 2loboS divulgou na plataformas digitais a canção “Viralizou”. A música dá sequência a uma série de singles lançados pela dupla na quarentena, como “La la la”, liberada anteriormente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!